O Instagram começa a reconfigurar contas de adolescentes no Brasil e em outros países da América Latina a partir desta terça-feira (11). O aplicativo vai passar a ter uma série de restrições para usuários menores de 18 anos, com o objetivo de aumentar a segurança na rede.
Com a medida, contas de menores de idade serão automaticamente configuradas como privadas no momento do cadastro. Apenas seguidores selecionados e aprovados terão acesso ao perfil. Além disso, as publicações não poderão ser compartilhadas ou visualizadas por pessoas que não seguem a conta.
A decisão foi anunciada no final do ano passado, após a Meta, dona do Instagram, enfrentar diversos processos judiciais sob a acusação de saber que a rede social pode prejudicar a saúde mental dos jovens.
Adolescentes menores de 16 anos terão ainda mais restrições. A conta configurada como privada será válida para todos os usuários, inclusive aqueles já cadastrados. Além disso, qualquer alteração para reduzir a proteção do perfil precisará da autorização dos pais.
Para jovens de 16 e 17 anos, a supervisão será opcional, permitindo que os responsáveis possam escolher se querem ter mais controle sobre o acesso dos filhos. A Meta informou que, em breve, os pais também poderão ajustar essas configurações diretamente, tornando-as ainda mais protetivas.
Fonte: Portal Correio
Mín. 23° Máx. 36°