
Estudantes do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Patos estão preocupados com a falta de professores na instituição. Segundo os alunos, a reitoria ainda não solucionou o déficit de docentes, o que compromete o andamento do curso, especialmente para aqueles que estão próximos da formatura.
De acordo com os estudantes, três professores tiveram seus contratos encerrados entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, e nenhum novo docente foi designado para substituí-los. Uma das disciplinas mais afetadas é Drenagem, que está sem professor, colocando em risco a conclusão do semestre para os alunos matriculados. Além disso, há falta de orientadores para os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), uma preocupação para quem precisa finalizar a graduação.
A situação se agrava porque muitos estudantes também trabalham e estagiam, o que dificulta a reorganização da carga horária caso precisem cursar novamente disciplinas perdidas. "Embora seja um curso integral, os estudantes precisam trabalhar para a subsistência", ressaltou uma aluna.
Em contato com o Patos Online, o diretor-geral do IFPB Campus Patos, Ronaldo Lima, reconheceu o problema e afirmou que a reitoria está providenciando a contratação de dois engenheiros em caráter de substituição. Ele também informou que o processo do concurso para professores efetivos está em andamento e que está em tratativas com a reitoria para agilizar as novas contratações.
Além disso, Ronaldo destacou que uma professora de Geologia já foi contratada e que os esforços continuam para suprir a demanda dos alunos o mais rápido possível.
"Recebemos uma professora de Geologia e estamos aguardando mais dois engenheiros. A Reitoria já está providenciando a contratação em caráter de substituição, pois está em andamento o processo do concurso de professor efetivo. Estou em tratativas com a Reitoria para agilizar a contratação dos dois engenheiros", comentou.
Os estudantes seguem aguardando uma solução definitiva para evitar atrasos na conclusão do curso e novos impactos acadêmicos.
Por Patos Online
UFCG UFCG anuncia novos cursos e amplia oferta em todos os seus campus a partir de 2027; Patos terá graduação em Fonoaudiologia
EDUCAÇÃO Prefeitura de Patos e autoridades se reúnem para alinhamento dos Desfiles Cívicos de 7 de Setembro
CIÊNCIA E TECNOLOGIA Conecta Ciências: conhecimento, criatividade e protagonismo marcam exposição científica em São José de Espinharas
ANULAÇÃO Natural de Uiraúna, doutor em Engenharia Química tem nomeação como professor da UFPE por cotas anulada pela Justiça
INSCRIÇÕES ABERTAS Unifip abre inscrições para Vestibular de Medicina 2027.1 com lote promocional limitado
EDUCAÇÃO Patos faz história e é, mais uma vez, 1º lugar da Paraíba no IDEB entre municípios com mais de 100 mil habitantes Mín. 19° Máx. 34°