
Estudantes do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Patos estão preocupados com a falta de professores na instituição. Segundo os alunos, a reitoria ainda não solucionou o déficit de docentes, o que compromete o andamento do curso, especialmente para aqueles que estão próximos da formatura.
De acordo com os estudantes, três professores tiveram seus contratos encerrados entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, e nenhum novo docente foi designado para substituí-los. Uma das disciplinas mais afetadas é Drenagem, que está sem professor, colocando em risco a conclusão do semestre para os alunos matriculados. Além disso, há falta de orientadores para os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), uma preocupação para quem precisa finalizar a graduação.
A situação se agrava porque muitos estudantes também trabalham e estagiam, o que dificulta a reorganização da carga horária caso precisem cursar novamente disciplinas perdidas. "Embora seja um curso integral, os estudantes precisam trabalhar para a subsistência", ressaltou uma aluna.
Em contato com o Patos Online, o diretor-geral do IFPB Campus Patos, Ronaldo Lima, reconheceu o problema e afirmou que a reitoria está providenciando a contratação de dois engenheiros em caráter de substituição. Ele também informou que o processo do concurso para professores efetivos está em andamento e que está em tratativas com a reitoria para agilizar as novas contratações.
Além disso, Ronaldo destacou que uma professora de Geologia já foi contratada e que os esforços continuam para suprir a demanda dos alunos o mais rápido possível.
"Recebemos uma professora de Geologia e estamos aguardando mais dois engenheiros. A Reitoria já está providenciando a contratação em caráter de substituição, pois está em andamento o processo do concurso de professor efetivo. Estou em tratativas com a Reitoria para agilizar a contratação dos dois engenheiros", comentou.
Os estudantes seguem aguardando uma solução definitiva para evitar atrasos na conclusão do curso e novos impactos acadêmicos.
Por Patos Online
Destaque Miguel Arcanjo Conquista Ouro Nacional na OBMEP 2025 e Coloca Vista Serrana Entre os Destaques do País
Matrícula Pais e responsáveis já podem renovar matrículas na Rede Municipal de educação de Patos até 23 de dezembro
Fim da greve! UEPB define novo calendário acadêmico após greve dos professores; aulas voltam nesta quarta (10) de forma assíncrona
Ano letivo 2026 Pré-matrícula da Rede Estadual de ensino da Paraíba começa nesta terça-feira (9); veja calendário e como fazer
Formatura Formatura do ABC celebra primeiros passos na educação infantil em São José do Bonfim
Fim da greve! Após fim da greve dos professores, novo calendário acadêmico da UEPB deve ser definido na terça (9)
Convocação Educação da Paraíba vai convocar professores aprovados em concurso no início de 2026, afirma secretário
Concurso público Governo do Estado homologa resultado do concurso para professor da Secretaria da Educação
Destaque SESI Patos tem cinco projetos do ensino médio premiados na FENECIT e garante vagas para representar o Brasil na Itália, Peru, São Paulo e Amapá Mín. 22° Máx. 35°