Estudantes do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Patos estão preocupados com a falta de professores na instituição. Segundo os alunos, a reitoria ainda não solucionou o déficit de docentes, o que compromete o andamento do curso, especialmente para aqueles que estão próximos da formatura.
De acordo com os estudantes, três professores tiveram seus contratos encerrados entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, e nenhum novo docente foi designado para substituí-los. Uma das disciplinas mais afetadas é Drenagem, que está sem professor, colocando em risco a conclusão do semestre para os alunos matriculados. Além disso, há falta de orientadores para os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), uma preocupação para quem precisa finalizar a graduação.
A situação se agrava porque muitos estudantes também trabalham e estagiam, o que dificulta a reorganização da carga horária caso precisem cursar novamente disciplinas perdidas. "Embora seja um curso integral, os estudantes precisam trabalhar para a subsistência", ressaltou uma aluna.
Em contato com o Patos Online, o diretor-geral do IFPB Campus Patos, Ronaldo Lima, reconheceu o problema e afirmou que a reitoria está providenciando a contratação de dois engenheiros em caráter de substituição. Ele também informou que o processo do concurso para professores efetivos está em andamento e que está em tratativas com a reitoria para agilizar as novas contratações.
Além disso, Ronaldo destacou que uma professora de Geologia já foi contratada e que os esforços continuam para suprir a demanda dos alunos o mais rápido possível.
"Recebemos uma professora de Geologia e estamos aguardando mais dois engenheiros. A Reitoria já está providenciando a contratação em caráter de substituição, pois está em andamento o processo do concurso de professor efetivo. Estou em tratativas com a Reitoria para agilizar a contratação dos dois engenheiros", comentou.
Os estudantes seguem aguardando uma solução definitiva para evitar atrasos na conclusão do curso e novos impactos acadêmicos.
Por Patos Online
Mín. 22° Máx. 36°