
A Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos, conta agora com a "Sala Lilás", um novo espaço que visa proporcionar um atendimento humanizado e especializado às vítimas de violência. A iniciativa faz parte do compromisso da unidade hospitalar por meio da equipe multiprofissional da psicologia, psiquiatria e do serviço social com a promoção de cuidados integrados, acolhedores e de apoio emocional, especialmente voltados para mulheres que sofreram violência.
O nome "Sala Lilás" é amplamente reconhecido em unidades de saúde no Brasil, sendo utilizado para representar a luta contra a violência doméstica e a promoção da igualdade de gênero. A cor lilás simboliza, assim, o enfrentamento da violência contra a mulher e a busca por um atendimento que respeite a dignidade e o bem-estar psicológico das vítimas.
A inauguração do novo espaço, nessa terça-feira (11), contou com a presença de autoridades locais, representantes da gestão hospitalar, das Redes de Atenção à Saúde, das Linhas de Cuidado às Vítimas de Violência, além de membros do poder Legislativo e de entidades da sociedade civil organizada. Todos demonstraram o apoio e a importância dessa nova estrutura no combate à violência e na construção de uma rede de proteção eficiente.
Para a psiquiatra Caliandra Vasconcelos, especialista no atendimento a vítimas de violência, a abertura da Sala Lilás representa um grande avanço. Ela destacou que a nova estrutura atenderá mulheres de 89 municípios, oferecendo atendimento especializado e de referência, com foco na prevenção da revitimização.
“Este serviço é essencial para garantir que as mulheres vítimas de violência tenham o suporte adequado, evitando que passem novamente pela dor de reviver o trauma”, afirmou a profissional.
A direção da Maternidade, representada por Séfora Cândida, ressaltou o caráter concreto da iniciativa. Segundo ela, a Sala Lilás é um passo importante nas políticas de proteção às vítimas de violência, oferecendo um ambiente de respeito e cuidado.
“Este espaço é um reflexo do compromisso da gestão com a proteção e a excelência no atendimento às mulheres que sofrem violência. A Sala Lilás faz parte de uma rede de apoio que busca transformar a realidade dessas pessoas, garantindo dignidade e acolhimento”, afirmou Séfora.
Com a criação da Sala Lilás, a Maternidade Dr. Peregrino Filho reforça seu papel no atendimento humanizado e especializado, sendo um exemplo de como a saúde pública pode colaborar de forma significativa na proteção e no suporte às vítimas de violência.
FÉ Padre Fabrício convida fiéis para noite de fé em celebração ao Força e Vitória e aos 6 anos da Rádio Universidade
INVESTIMENTOS Nabor articula parcerias e garante pacote de moradia e segurança que impacta famílias de Patos e região
STTrans Superintendente da STTrans comenta paralisação e classifica reivindicações de agentes como “justas”
Teatro Municipal Durante sessão na Câmara, vereador Rafael Gomes critica inauguração “às pressas” do Teatro Municipal de Patos
POLÍTICA Direção estadual do PT reúne diretórios da região em Patos
VANDALISMO Criminosos furtam objetos metálicos e danificam túmulos em cemitério de Patos
Galeria estourada Vereador Galeguinho cobra conserto de galerias estouradas e reforça necessidade de ampliação das equipes em Patos
Teatro Municipal Secretário esclarece situação dos elevadores do Teatro Municipal de Patos após polêmica
SAÚDE Prefeitura de Patos realiza mutirão com mais de 400 cirurgias de oftalmologia e dermatologia
Mín. 22° Máx. 34°