Segunda, 21 de Julho de 2025
Banner Hmais Onco
Banner JC Motos
Banner Psique
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Banner Prime Veiculos
UNIFIP
Regional Chuvas em 2025

Chuvas podem aumentar no semiárido nordestino a partir do final de março, aponta meteorologista

Apesar da previsão otimista para a maioria dos estados, Rodrigo Cézar alerta para a persistência de águas mais frias do que o normal na altura do litoral pernambucano, o que pode tornar o cenário menos favorável para o semiárido desse estado nos próximos meses

14/03/2025 às 11h30 Atualizada em 14/03/2025 às 15h50
Por: Marcos Oliveira Fonte: Patosonline.com
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Mesmo com condições oceânicas ainda desfavoráveis na metade de março de 2025, uma conjuntura favorável para chuvas deverá provocar precipitações no interior dos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará nos próximos dias. A previsão é do meteorologista Rodrigo Cézar, que destaca a possibilidade de mudanças significativas no padrão climático da região.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Segundo o especialista, ainda em dezembro de 2024, ele previu uma estação chuvosa com acumulados acima da média em janeiro, seguidos por períodos de precipitação variando entre normal e abaixo da média em fevereiro e março. No entanto, ele ressalta que as condições oceânicas devem evoluir para um cenário mais favorável ao final de março, resultando em chuvas dentro ou acima da média nos meses de abril e maio de 2025 para o semiárido da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará.

Apesar da previsão otimista para a maioria dos estados, Rodrigo Cézar alerta para a persistência de águas mais frias do que o normal na altura do litoral pernambucano, o que pode tornar o cenário menos favorável para o semiárido desse estado nos próximos meses.

Influência do Atlântico nas chuvas da região

O meteorologista explica que o Atlântico Sul, na altura da costa leste do Nordeste, permanece mais frio do que o normal, o que impacta diretamente o balanço de energia dos oceanos. Nos últimos três anos (2022, 2023 e 2024), esse oceano apresentou um aquecimento significativo no primeiro semestre. No entanto, em 2025, a tendência é que se mantenha mais frio, como observado nos primeiros dois meses e meio do ano.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Mesmo assim, Rodrigo Cézar aponta uma possível mudança nesse cenário próximo à virada de março para abril, que seria o prazo limite para que as condições oceânicas se tornem mais favoráveis às chuvas na região. Caso essa tendência se confirme, abril e maio podem registrar volumes pluviométricos superiores à média histórica.

Nos últimos dias, o meteorologista observa uma leve melhora no cenário, com o Atlântico Norte apresentando um resfriamento, o que é um fator positivo. Entretanto, ele destaca que o aquecimento do Atlântico Sul ainda é discreto, podendo se intensificar nas próximas duas semanas.

Se as previsões se concretizarem, os próximos meses podem trazer um alívio para o semiárido nordestino, especialmente em áreas onde as chuvas são essenciais para a agricultura e o abastecimento de água.

Continua após a publicidade
Banner AudioSonic

Patosonline.com 

Texto produzido com base em informações divulgadas pelo site Ciência em Foco 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 11h01 - Fonte: ClimaTempo
31°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 34°

Ter 35°C 19°C
Qua 35°C 20°C
Qui 35°C 20°C
Sex 34°C 19°C
Sáb 34°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras