Sexta, 09 de Maio de 2025
Banner Chacara Canaa
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
Banner Psique
UNIFIP
Banner JC Motos
Banner Hmais Onco
Política Representação

Ministério Público de Contas entra com representação contra posse de Alanna Galdino no TCE-PB

O documento, assinado pelas procuradoras Isabella Barbosa Marinho Falcão e Sheyla Barreto Braga de Queiroz, foi disponibilizado nesta quinta-feira (20) no sistema Tramita, do TCE-PB.

20/03/2025 às 17h00 Atualizada em 21/03/2025 às 01h32
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

O Ministério Público de Contas (MPC) protocolou uma representação contra a posse de Alanna Galdino ao cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). O documento, assinado pelas procuradoras Isabella Barbosa Marinho Falcão e Sheyla Barreto Braga de Queiroz, foi disponibilizado nesta quinta-feira (20) no sistema Tramita, do TCE-PB.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

As procuradoras solicitam a concessão de medida cautelar para suspender a posse, alegando indícios de improbidade administrativa. O MPC também pediu o chamamento processual do governador João Azevêdo e do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, para apresentarem defesa.

A representação destaca que a nomeação de Alanna Galdino afronta a moralidade administrativa e o princípio da impessoalidade, configurando prática de nepotismo indireto. "A prática é vedada pelo ordenamento jurídico pátrio, posto espezinhar os princípios da moralidade, igualdade e impessoalidade", ressalta o documento.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Outro ponto levantado é a influência política no controle dos recursos públicos, colocando em risco a eficiência do Tribunal de Contas. "Quando um membro do Tribunal de Contas é escolhido com base em critérios políticos ou de parentesco, há risco de ineficiência no controle das contas públicas, conflito de interesses e possível parcialidade na fiscalização", afirma o MPC.

As procuradoras também questionam a falta de comprovação de notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública por parte de Alanna Galdino. "O Curriculum Vitae da Sra. Alanna Camilla dos Santos Galdino Vieira não demonstra claramente o atendimento dos requisitos objetivos exigidos para nomeação ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas", sustentam.

Continua após a publicidade
Banner Psique

A representação ainda defende que a nomeação pode ser anulada judicialmente. "A nomeação da Sra. Allana Camilla pode até ser prevista em lei, mas desrespeita princípios basilares da República Federativa do Brasil, vez que imoral, impessoal e anti-isonômica, razão por que pode e deve ser considerada nula ab ovo pelo Poder Judiciário."

Por Patos Online
Com informações do ClickPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 01h06 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 36°

Sáb 36°C 20°C
Dom 36°C 19°C
Seg 37°C 21°C
Ter 34°C 21°C
Qua 35°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras