
O Ministério Público de Contas (MPC) protocolou uma representação contra a posse de Alanna Galdino ao cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). O documento, assinado pelas procuradoras Isabella Barbosa Marinho Falcão e Sheyla Barreto Braga de Queiroz, foi disponibilizado nesta quinta-feira (20) no sistema Tramita, do TCE-PB.
As procuradoras solicitam a concessão de medida cautelar para suspender a posse, alegando indícios de improbidade administrativa. O MPC também pediu o chamamento processual do governador João Azevêdo e do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, para apresentarem defesa.
A representação destaca que a nomeação de Alanna Galdino afronta a moralidade administrativa e o princípio da impessoalidade, configurando prática de nepotismo indireto. "A prática é vedada pelo ordenamento jurídico pátrio, posto espezinhar os princípios da moralidade, igualdade e impessoalidade", ressalta o documento.
Outro ponto levantado é a influência política no controle dos recursos públicos, colocando em risco a eficiência do Tribunal de Contas. "Quando um membro do Tribunal de Contas é escolhido com base em critérios políticos ou de parentesco, há risco de ineficiência no controle das contas públicas, conflito de interesses e possível parcialidade na fiscalização", afirma o MPC.
As procuradoras também questionam a falta de comprovação de notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública por parte de Alanna Galdino. "O Curriculum Vitae da Sra. Alanna Camilla dos Santos Galdino Vieira não demonstra claramente o atendimento dos requisitos objetivos exigidos para nomeação ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas", sustentam.
A representação ainda defende que a nomeação pode ser anulada judicialmente. "A nomeação da Sra. Allana Camilla pode até ser prevista em lei, mas desrespeita princípios basilares da República Federativa do Brasil, vez que imoral, impessoal e anti-isonômica, razão por que pode e deve ser considerada nula ab ovo pelo Poder Judiciário."
Por Patos Online
Com informações do ClickPB
APOIO Hugo Motta reafirma apoio do Republicanos à pré-candidatura de Lucas Ribeiro ao Governo da Paraíba
Encontro Lula e Trump se encontram na Malásia para discutir tarifaço
Eleições 2026 Hugo Motta critica movimento político de Cícero Lucena e diz que aproximação com oposição revela “desejo pessoal de disputar o governo”
Eleições 2026 Cícero Lucena confirma apoio a Lula nas eleições de 2026 e reforça sintonia com o governo federal
Desabamento Parte do teto do Mercado Central de Cajazeiras desaba e prefeita anuncia reforma de R$ 3 milhões
Comemorações Aniversário de Adriano Galdino reúne lideranças políticas de diversas correntes partidarias em Campina Grande
Honoris Causa Lula recebe título de Doutor Honoris Causa na Malásia
Eleições 2026 Governador em exercício, Lucas Ribeiro chega com Hugo Motta e Nabor à festa de Adriano e nega intenção de evitar adversários
Eleições 2026 No Vale do Mamanguape, 10 prefeitos anunciam aliança com Nabor para o Senado em 2026 Mín. 21° Máx. 35°