Segunda, 31 de Março de 2025
Banner JC Motos
Banner Meu Bom Atacado
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Clima Sublime
Banner Hmais Onco
Brasil Debora Rodrigues

Após “avalanche” de críticas, Moraes recua e concede prisão domiciliar para Debora dos Santos

Ministro do STF passou a ser alvo de críticas - inclusive de colegas - por ter sugerido uma pena de 14 anos de prisão para a cabeleireira

28/03/2025 às 20h00 Atualizada em 29/03/2025 às 10h50
Por: Marcos Oliveira Fonte: O Antagonista
Compartilhe:
Foto - Gustavo Moreno- STF
Foto - Gustavo Moreno- STF

O  ministro do STF Alexandre de Moraes concedeu nesta sexta-feira, 28, prisão domiciliar para a cabeleireira Debora Rodrigues dos Santos que pichou a estátua da Justiça, de autoria do mineiro Alfredo Ceschiatti, com batom, durante os atos de 8 de janeiro de 2023

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Na decisão, Moraes determinou o uso de tornozeleira eletrônica, a proibição do uso de redes sociais e de comunicar-se com “os demais envolvidos, por qualquer meio”.

O ministro decidiu ainda que Debora está proibida de conceder entrevistas a qualquer meio de comunicação sem autorização do STF.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Ela escreveu “perdeu, mané“, em uma referência às falas do ministro Luís Roberto Barroso, ditas em resposta a um bolsonarista que o questionava durante uma viagem aos Estados Unidos. Apesar de ter pichado a frase, Debora negou que tenha invadido alguma das sedes dos Três Poderes naquele domingo.

A decisão do relator das investigações sobre os atos de 8 de janeiro ocorreu após manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e após Moraes ser alvo de críticas – inclusive dentro do próprio STF – por ter sugerido uma pena de 14 anos de prisão para a cabeleireira, mais o pagamento de multa de 30 milhões de reais.

Continua após a publicidade
Banner Dr Fernando Juca

Como mostramos mais cedo, Gonet defendeu que a prisão preventiva dela, decretada em 9 de março, fosse convertida para prisão preventiva domiciliar.

A manifestação de Gonet não necessariamente representou um recuo em relação ao que a própria Procuradoria-Geral da República (PGR) já havia afirmado em outras decisões, quando o órgão defendeu a manutenção da prisão preventiva de Debora. Para Gonet, não houve fato novo que ensejasse o relaxamento dessa decisão. Mas ele entendeu que não havia mais necessidade da prisão em regime fechado, visto que o STF concluiu a instrução processual envolvendo a cabeleireira.

“Não obstante a permanência dos elementos autorizadores da custódia cautelar, o encerramento da instrução processual e a suspensão do julgamento do feito, com imprevisão quanto à prolação de acórdão definitivo, aliados à situação excepcional prevista no art. 318, V, recomendam a substituição da prisão preventiva por prisão domiciliar, ao menos até a conclusão do julgamento do feito”, disse Gonet.

Como mostramos, o julgamento de Debora Rodrigues no STF – em plenário virtual – foi suspenso em virtude de um pedido de vistas do ministro Luiz Fux. O caso está na 1ª Turma. Moraes e Flávio Dino votaram por impor uma pena de 14 anos de prisão. Durante o julgamento da denúncia de Jair Bolsonaro, o ministro Fux afirmou que iria defender a revisão dessa pena.

“Eu vou fazer uma revisão dessa dosimetria. Porque, se a dosimetria é inaugurada pelo legislador, a fixação da pena é do magistrado. E o magistrado o faz à luz da sua sensibilidade, do seu sentimento em relação a cada caso concreto”, disse Fux.

 

O Antagonista 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 10h07 - Fonte: ClimaTempo
31°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 36°

Ter 36°C 23°C
Qua 37°C 20°C
Qui 35°C 23°C
Sex 35°C 23°C
Sáb 32°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras