Segunda, 14 de Abril de 2025
UNIFIP
Banner JC Motos
Banner Hmais Onco
Banner Clima Sublime
Banner Dra Joyce
Banner Chacara Canaa
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
Locais Apuração

Em Patos: Ministério Público abre procedimento administrativo para apurar denúncia do Sindicato dos Agentes contra a STTRANS

As denúncias partiram do SINATRAN/Patos, que aponta desorganização nas escalas de trabalho, favorecimentos individuais entre os servidores, falhas no atendimento telefônico fora do horário administrativo e deficiência na prestação do serviço de remoção de veículos.

09/04/2025 às 19h30 Atualizada em 10/04/2025 às 00h53
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

O Ministério Público da Paraíba converteu, no último mês de março, uma Notícia de Fato em Procedimento Administrativo para apurar possíveis irregularidades na organização da escala de trabalho, no atendimento institucional e na prestação de serviços públicos da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Patos (STTRANS). A decisão foi assinada pelo Promotor de Justiça Rafael de Carvalho Silva Bandeira e enviada à Promotoria responsável pela defesa do patrimônio público e da moralidade administrativa.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

As denúncias partiram do Sindicato dos Agentes de Trânsito de Patos (SINATRAN/Patos), que aponta desorganização nas escalas de trabalho, favorecimentos individuais entre os servidores, falhas no atendimento telefônico fora do horário administrativo e deficiência na prestação do serviço de remoção de veículos. As supostas irregularidades estariam em desacordo com a Lei Municipal nº 5.047/2018, que rege a jornada de trabalho dos agentes.

De acordo com o despacho, a STTRANS respondeu à notificação feita pelo Ministério Público, alegando que:

Continua após a publicidade
Banner JC Motos
  • O atendimento telefônico funciona 24 horas por dia e não há registros formais de falhas, embora tenha se comprometido a reorganizar a escala para melhorar o serviço.
  • Todos os agentes estão sendo utilizados conforme a demanda, sem favorecimentos, e distribuídos entre viaturas, ciclistas e vigilância por videomonitoramento.
  • O serviço de remoção de veículos é acionado diretamente pelos agentes de trânsito e pago pelos proprietários, sem contrato com empresas do setor — o que, segundo a autarquia, não viola as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

No entanto, o Sindicato contesta a versão apresentada pela direção da STTRANS, afirmando que há, sim, favorecimentos baseados em critérios pessoais na definição das escalas e que a Lei nº 5.047/2018 permite sim a adoção de regimes diferenciados de trabalho, desde que haja transparência e equidade, o que, segundo a entidade, não estaria sendo respeitado.

O Sindicato também denuncia, por meio de ofício, que o atendimento telefônico institucional falha frequentemente fora do expediente administrativo, o que compromete diretamente o atendimento à população. Além disso, critica a falta de contrato regularizado para o serviço de reboque, que, mesmo divulgado como disponível, muitas vezes não está operacional.

Continua após a publicidade
Banner A Dois

Diante da persistência dos problemas, a entidade sindical solicitou novamente a mediação do Ministério Público, buscando uma solução conciliatória e transparente que garanta eficiência nos serviços prestados à população patoense.

Com base nas informações colhidas até o momento e na complexidade dos temas envolvidos, o promotor responsável determinou a instauração de Procedimento Administrativo, com o objetivo de aprofundar a apuração e adotar, se necessário, medidas legais cabíveis.

A apuração agora segue sob os cuidados da Promotoria do Patrimônio Público da Comarca de Patos, conforme os artigos 129, inciso III, da Constituição Federal, e da Resolução nº 174/2017 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). 

Sobre o assunto, o Patos Online entrou em contato com o superintendente da STTRANS, Elucinaldo Laurindo, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para quaisquer esclarecimentos. 

Confira abaixo o documento na íntegra:

Clique aqui para ver o documento "001.2024.067209-Portaria de instauração de PA nº 11_3° PJ - Patos_2025-Portaria de instauração de PA-2025-0000491472.pdf"

 

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 20h08 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 35°

Ter 35°C 23°C
Qua 36°C 21°C
Qui 36°C 21°C
Sex 37°C 23°C
Sáb 35°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras