
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), se reuniu na tarde desta quarta-feira (9), em Brasília, com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para tratar do projeto de lei que propõe anistia aos envolvidos nos atos criminosos ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023.
A reunião, confirmada pela assessoria do parlamentar paraibano, teve como objetivo sensibilizar Motta a pautar a proposta, caso o Partido Liberal consiga o número necessário de 257 assinaturas para levar o projeto diretamente ao plenário da Câmara. De acordo com informações do PL, o texto já conta com o apoio de 246 deputados.
No entanto, conforme apurado por assessores e interlocutores, Hugo Motta ainda não está convencido de pautar o projeto no plenário. Durante o encontro, ele teria sinalizado ao ex-presidente a possibilidade de levar a discussão para uma comissão especial, como forma de ampliar o debate sobre o tema.
O presidente da Câmara também sugeriu abrir diálogo com outros Poderes. Segundo relatos, Motta ressaltou a importância de discutir o texto com o Senado Federal e com o Poder Executivo, buscando uma articulação mais ampla.
Aliados próximos afirmam que o deputado paraibano tenta construir um consenso em torno da proposta, incluindo conversas com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), com o objetivo de viabilizar um texto que possa avançar com maior respaldo institucional — inclusive com apoio do governo na Casa.
O projeto de anistia tem gerado forte repercussão e divide opiniões no Congresso e na sociedade, especialmente pelo simbolismo dos ataques às instituições democráticas ocorridos na capital federal.
Patosonline.com
Com informações da CNN Brasil
Agenda política Com homenagens, Francisca Motta viabiliza frota de veículos nos 64 anos de Santa Terezinha
Nota de Pesar Francisca Motta lamenta morte do vereador e ex-deputado Edmilson Soares
Suspensão Detran-PB suspende serviços de processos de veículos entre 29 de dezembro e 1º de janeiro
Orçamento 2026 Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$ 61 bilhões em emendas parlamentares e cortes em programas sociais, como o Farmácia Popular
Farra do INSS Presidente da OAB-PB, Harrison Targino, critica “crises artificiais” na política que encobrem problemas centrais do país, como a farra do INSS
Luto na política Morre Edmilson Soares, vereador de João Pessoa e ex-deputado Mín. 23° Máx. 32°