
Um professor da rede estadual de ensino da Paraíba foi condenado pela Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) a uma pena de dois anos, oito meses e treze dias de prisão em regime aberto por injúria racial contra um outro servidor do Estado.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Educação disse que não vai comentar sobre o assunto porque "não teve acesso ao caso".
O episódio aconteceu no dia 25 de abril de 2024 e, segundo os autos do processo, o réu cometeu a prática de "injúria racial com intenção recreativa", quando a pessoa profere insultos racistas sob a justificativa de que se tratava de uma brincadeira ou piada.
Segundo a denúncia, a agressão verbal aconteceu no Restaurante do Servidor, localizado no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa. "Ei, cabeludo, se você soltar esse cabelo sai um rato de dentro", declarou na ocasião o réu contra a vítima, um homem negro que usa dreads no cabelo.
A vítima disse que não era a primeira vez que sofria esse tipo de agressão por parte do professor, mas que desta vez resolveu levar o caso adiante por se tratar de uma ofensa mais pesada. Já o professor alegou que estava "apenas brincando".
O ofendido, assim, foi inicialmente à Polícia Civil da Paraíba, onde prestou queixa contra o professor. O caso seguiu adiante e, depois, o Ministério Público da Paraíba entrou com uma ação na Justiça, cuja denúncia foi recebida em 25 de abril.
Em primeira instância, contudo, a ação foi julgada improcedente, porque o juiz alegou que “não se comprovou que o acusado agiu imbuído por sentimento racista”.
O Ministério Público da Paraíba recorreu da decisão e a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça reformou a decisão, alegando que ficara comprovado o "manifesto propósito de deboche" na agressão de cunho racista. O réu ainda pode recorrer, desta vez para o pleno do TJPB.
O relator do caso foi o desembargador Joás de Brito Pereira Filho, cujo voto foi acompanhado pelos seus pares.
Fonte: g1 PB
Concurso público Edital do concurso para professor da UFPB é publicado com mais de 30 vagas e salários de até R$ 14 mil
Destaque Miguel Arcanjo Conquista Ouro Nacional na OBMEP 2025 e Coloca Vista Serrana Entre os Destaques do País
Matrícula Pais e responsáveis já podem renovar matrículas na Rede Municipal de educação de Patos até 23 de dezembro
Fim da greve! UEPB define novo calendário acadêmico após greve dos professores; aulas voltam nesta quarta (10) de forma assíncrona
Ano letivo 2026 Pré-matrícula da Rede Estadual de ensino da Paraíba começa nesta terça-feira (9); veja calendário e como fazer
Formatura Formatura do ABC celebra primeiros passos na educação infantil em São José do Bonfim
Fim da greve! Após fim da greve dos professores, novo calendário acadêmico da UEPB deve ser definido na terça (9)
Convocação Educação da Paraíba vai convocar professores aprovados em concurso no início de 2026, afirma secretário
Concurso público Governo do Estado homologa resultado do concurso para professor da Secretaria da Educação Mín. 23° Máx. 37°