
As fortes chuvas que caíram entre a noite do sábado (28) e a madrugada deste domingo (1º) provocaram uma das maiores cheias recentes do Rio da Farinha, no município de Cacimba de Areia, na região metropolitana de Patos, Sertão da Paraíba.
Segundo relatos de moradores, o volume de água foi o mais expressivo dos últimos dois anos. Vídeos feitos pela população mostram o rio com forte correnteza passando pela ponte recém-construída pelo Governo do Estado da Paraíba. As imagens circularam rapidamente nas redes sociais e foram recebidas com comemoração por parte dos sertanejos.
Além do Rio da Farinha, outros cursos d’água da região também registraram cheia, como o Riacho da Carnaúba. O Açude dos Galeanos chegou a transbordar após o grande volume acumulado.
Dados oficiais da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) apontam que Cacimba de Areia registrou 136,5 milímetros de chuva, o maior índice da região no período. Em localidades da zona rural, como o Sítio Carnaúba dos Borges, o acumulado superou os 150 milímetros.
O alto volume explica a intensidade da cheia observada no Rio da Farinha, que não apresentava cenário semelhante há pelo menos dois anos.
As águas seguem seu curso em direção à Barragem da Farinha, situada em Patos e responsável pelo abastecimento de diversos municípios. O reservatório está atualmente com o sistema de fornecimento desativado após ter secado em decorrência da estiagem prolongada.
A nova cheia traz alento à população, que aguarda a recuperação do manancial e a possível retomada do abastecimento. Em meio a um período marcado por dificuldades hídricas, o aumento do volume dos rios reacende a esperança de melhores condições para o Sertão paraibano.
Por Patos Online
Dados da EMPAER Cacimba de Areia registra 136,5 mm e assume vice-liderança na “corrida das chuvas” na região de Patos
Vacinação Prefeitura de Salgadinho intensifica vacinação contra a dengue e amplia cobertura no município
Corrida das Chuvas Quixaba lidera “corrida das chuvas” e já supera todo o volume registrado em 2025
Atenção! DER orienta motoristas a redobrarem atenção nas rodovias estaduais durante período chuvoso no Sertão
Chuvas em 2026 Rio Farinha registra primeira grande cheia de 2026 após fortes chuvas na região de Patos, e Barragem da Farinha começa a receber recarga
Chuvas em 2026 Santa Teresinha registra 104,3 mm e lidera volume de chuvas no regional de Patos nas últimas 24 horas
SAÚDE Catingueira promove “Bloquinho da Saúde” com serviços gratuitos e vacinação no próximo sábado (27)
VEJA AQUI OS ÍNDICES Chuvas ganham força no Sertão e Mãe d’Água lidera registros nas últimas 24 horas
EDUCAÇÃO Prefeitura de Olho d’Água promove formação para profissionais do transporte e apoio escolar visando ano letivo mais seguro Mín. 23° Máx. 30°