
A assistente social do Hemonúcleo de Patos, Vânia Batista, disse à jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, que o Hemonúcleo de Patos zerou seu estoque de sangue do tipo negativo na reta final do mês de abril.
Vânia fez um apelo aos doadores para que compareçam ao Hemonúcleo esta semana, a fim de ajudar na recuperação do estoque neste final de abril e na entrada do mês de maio, que começa na próxima quinta-feira (1º).
"Faltando dois dias para terminar o mês, estamos sem nenhuma bolsa do tipo negativo em nosso estoque, e isso muito nos preocupa, uma vez que há uma demanda muito alta nas urgências. Com a demanda aumentando, ficamos ainda mais preocupados, pois com o nosso estoque baixo, não conseguimos abastecer os hospitais", disse a assistente social.
Ainda de acordo com Wânia Batista, o órgão registrou menos de 400 doações neste mês, situação que tem obrigado os hospitais da região a utilizar bolsas de sangue da hemorrede do Estado.
As doações podem ser feitas no Hemonúcleo de Patos, localizado na Rua 5 de Agosto, no bairro Belo Horizonte, ao lado do Hospital do Bem. O sangue coletado é utilizado para suprir as necessidades da rede hospitalar em Patos e em diversas regiões do Estado. Nesta semana, não haverá coleta de sangue na próxima quinta-feira, 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador.
Entre as unidades de saúde assistidas, destacam-se o Complexo Hospitalar Regional de Patos Deputado Janduhy Carneiro, o Hospital São Francisco, a Maternidade Dr. Peregrino Filho, o Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro, em Santa Luzia, e o Hospital Regional de Princesa Isabel.
Para doar sangue, é necessário comparecer ao Hemonúcleo no horário das 7h às 13h, ter no mínimo 18 anos, apresentar um documento original com foto, estar bem alimentado e não ter consumido bebida alcoólica nas últimas horas.
Adolescentes a partir de 16 anos também podem doar sangue, desde que atendam aos critérios de saúde exigidos e apresentem uma autorização formal assinada pelos pais ou responsáveis.
Pesquisa de preços Procon/Patos verifica redução de -1,87%, no pagamento de à vista, no gás de cozinha P-13
Legislação Vereadora Fátima Bocão apresenta projeto de lei que concede isenção ou desconto da taxa de inscrição para doadores de sangue e de medula óssea em corridas de rua e provas esportivas
Pedido de ajuda Pai patoense busca localizar filho que vive em Brasília e faz apelo emocionado
Reinauguração Centro de Cultura Amaury de Carvalho volta a abrir as portas com presença de ativistas culturais
Adoção responsável Projeto Amparar Animal promove feirinha de adoção neste sábado na Alça Sudeste, em Patos
Fora de realidade Meteorologista comenta sobre termômetros instalados em ruas de Patos e afirma que equipamentos apresentam temperaturas fora da realidade
Tributação Proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil é aprovada no Senado
Vazamento Vazamento em caixa d’água da Cagepa causa preocupação entre moradores do Luar de Angelita e do Carmem Leda; Cagepa diz que reparo já foi realizado
Censo 2022 Maria, José, Silva e Santos são os nomes e sobrenomes mais comuns em Patos, segundo levantamento do IBGE Mín. 22° Máx. 37°