A assistente social do Hemonúcleo de Patos, Vânia Batista, disse à jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, que o Hemonúcleo de Patos zerou seu estoque de sangue do tipo negativo na reta final do mês de abril.
Vânia fez um apelo aos doadores para que compareçam ao Hemonúcleo esta semana, a fim de ajudar na recuperação do estoque neste final de abril e na entrada do mês de maio, que começa na próxima quinta-feira (1º).
"Faltando dois dias para terminar o mês, estamos sem nenhuma bolsa do tipo negativo em nosso estoque, e isso muito nos preocupa, uma vez que há uma demanda muito alta nas urgências. Com a demanda aumentando, ficamos ainda mais preocupados, pois com o nosso estoque baixo, não conseguimos abastecer os hospitais", disse a assistente social.
Ainda de acordo com Wânia Batista, o órgão registrou menos de 400 doações neste mês, situação que tem obrigado os hospitais da região a utilizar bolsas de sangue da hemorrede do Estado.
As doações podem ser feitas no Hemonúcleo de Patos, localizado na Rua 5 de Agosto, no bairro Belo Horizonte, ao lado do Hospital do Bem. O sangue coletado é utilizado para suprir as necessidades da rede hospitalar em Patos e em diversas regiões do Estado. Nesta semana, não haverá coleta de sangue na próxima quinta-feira, 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador.
Entre as unidades de saúde assistidas, destacam-se o Complexo Hospitalar Regional de Patos Deputado Janduhy Carneiro, o Hospital São Francisco, a Maternidade Dr. Peregrino Filho, o Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro, em Santa Luzia, e o Hospital Regional de Princesa Isabel.
Para doar sangue, é necessário comparecer ao Hemonúcleo no horário das 7h às 13h, ter no mínimo 18 anos, apresentar um documento original com foto, estar bem alimentado e não ter consumido bebida alcoólica nas últimas horas.
Adolescentes a partir de 16 anos também podem doar sangue, desde que atendam aos critérios de saúde exigidos e apresentem uma autorização formal assinada pelos pais ou responsáveis.
Mín. 20° Máx. 35°