
A assistente social do Hemonúcleo de Patos, Vânia Batista, disse à jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, que o Hemonúcleo de Patos zerou seu estoque de sangue do tipo negativo na reta final do mês de abril.
Vânia fez um apelo aos doadores para que compareçam ao Hemonúcleo esta semana, a fim de ajudar na recuperação do estoque neste final de abril e na entrada do mês de maio, que começa na próxima quinta-feira (1º).
"Faltando dois dias para terminar o mês, estamos sem nenhuma bolsa do tipo negativo em nosso estoque, e isso muito nos preocupa, uma vez que há uma demanda muito alta nas urgências. Com a demanda aumentando, ficamos ainda mais preocupados, pois com o nosso estoque baixo, não conseguimos abastecer os hospitais", disse a assistente social.
Ainda de acordo com Wânia Batista, o órgão registrou menos de 400 doações neste mês, situação que tem obrigado os hospitais da região a utilizar bolsas de sangue da hemorrede do Estado.
As doações podem ser feitas no Hemonúcleo de Patos, localizado na Rua 5 de Agosto, no bairro Belo Horizonte, ao lado do Hospital do Bem. O sangue coletado é utilizado para suprir as necessidades da rede hospitalar em Patos e em diversas regiões do Estado. Nesta semana, não haverá coleta de sangue na próxima quinta-feira, 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador.
Entre as unidades de saúde assistidas, destacam-se o Complexo Hospitalar Regional de Patos Deputado Janduhy Carneiro, o Hospital São Francisco, a Maternidade Dr. Peregrino Filho, o Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro, em Santa Luzia, e o Hospital Regional de Princesa Isabel.
Para doar sangue, é necessário comparecer ao Hemonúcleo no horário das 7h às 13h, ter no mínimo 18 anos, apresentar um documento original com foto, estar bem alimentado e não ter consumido bebida alcoólica nas últimas horas.
Adolescentes a partir de 16 anos também podem doar sangue, desde que atendam aos critérios de saúde exigidos e apresentem uma autorização formal assinada pelos pais ou responsáveis.
FISCALIZAÇÃO Procon de Patos lavra três autos de infração contra Energisa após oscilações no fornecimento de energia
PROBLEMÁTICA Morador relata mais de 12 horas de problemas no fornecimento de energia no Centro de Patos; Energisa emite nota
LIXO NA PRAÇA Retirada de coletor de lixo provoca acúmulo de resíduos em praça do Jardim Queiroz, em Patos, relatam moradores
DIA DE FINADOS Prefeitura de Patos realiza serviços de manutenção nos cemitérios para o Dia de Finados
XENOFOBIA Vendedor ambulante de Patos relata episódios de xenofobia em Santa Catarina após eleições
CONSCIENTIZAÇÃO Prefeitura de Patos realiza campanha de conscientização sobre descarte correto de lixo no Noé Trajano
SAÚDE VISUAL Novos Olhares: Prefeitura de Patos entrega óculos na EMF Dom Expedito e prevê mais de 3 mil unidades até dezembro
CONCLUÍDO Cagepa confirma conclusão de serviço e libera acesso de moradores em rua do bairro Santo Antônio, em Patos
TRANSTORNOS Moradores relatam transtornos após escavação e obra da Cagepa em rua do bairro Santo Antônio, em Patos; empresa confirma conclusão de serviços Mín. 23° Máx. 37°