A assistente social do Hemonúcleo de Patos, Wânia Batista, disse à jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, que o Hemonúcleo de Patos zerou seu estoque de sangue na reta final do mês de abril.
Wânia fez um apelo aos doadores para que compareçam ao Hemonúcleo esta semana, a fim de ajudar na recuperação do estoque neste final de abril e na entrada do mês de maio, que começa na próxima quinta-feira (1º).
"Faltando dois dias para terminar o mês, estamos sem nenhuma bolsa em nosso estoque, e isso muito nos preocupa, uma vez que há uma demanda muito alta nas urgências. Com a demanda aumentando, ficamos ainda mais preocupados, pois com o nosso estoque baixo, não conseguimos abastecer os hospitais", disse a assistente social.
Ainda de acordo com Wânia Batista, o órgão registrou menos de 400 doações neste mês, situação que tem obrigado os hospitais da região a utilizar bolsas de sangue da hemorrede do Estado.
As doações podem ser feitas no Hemonúcleo de Patos, localizado na Rua 5 de Agosto, no bairro Belo Horizonte, ao lado do Hospital do Bem. O sangue coletado é utilizado para suprir as necessidades da rede hospitalar em Patos e em diversas regiões do Estado. Nesta semana, não haverá coleta de sangue na próxima quinta-feira, 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador.
Entre as unidades de saúde assistidas, destacam-se o Complexo Hospitalar Regional de Patos Deputado Janduhy Carneiro, o Hospital São Francisco, a Maternidade Dr. Peregrino Filho, o Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro, em Santa Luzia, e o Hospital Regional de Princesa Isabel.
Para doar sangue, é necessário comparecer ao Hemonúcleo no horário das 7h às 13h, ter no mínimo 18 anos, apresentar um documento original com foto, estar bem alimentado e não ter consumido bebida alcoólica nas últimas horas.
Adolescentes a partir de 16 anos também podem doar sangue, desde que atendam aos critérios de saúde exigidos e apresentem uma autorização formal assinada pelos pais ou responsáveis.
Mín. 20° Máx. 35°