A sua saúde bucal sempre irá representar o seu bem estar geral. Ocorre que todo seu corpo comunica quando ele está, ou não, saudável. Por isso, é fundamental ficar sempre atento aos sinais para tratar possíveis doenças ou prevenir problemas mais sérios.
A prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores formas de garantir uma vida mais saudável. Deixar para lidar com o problema quando ele já está no seu limite é algo complexo e pode custar até mesmo a sua vida. Por isso, buscar por um bom especialista é fundamental e não é uma tarefa difícil.
Achar, conhecer e comparar avaliações sobre o perfil de dentista em São Paulo ou outros estados de grande população é ainda mais fácil. Se o seu contexto é de um estado pequeno ou cidade interiorana, pode procurar online as melhores opções. Graças à tecnologia, hoje é possível contar com dentistas capacitados em qualquer lugar do país.
Dados sobre saúde bucal no Brasil
Existem diversos dados alarmantes a respeito da saúde bucal da população do Brasil e do mundo. Segundo um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), 40% da população sofre de doenças bucais, o que traz um alerta grave. O DATASUS revela que cerca de 34% dos brasileiros nunca foi ao dentista. Enquanto isso, as cáries atingem cerca de 88% da população até os 30 anos.
Esses dados revelam um problema evidente de falta de cuidados bucais por parte da população. Apesar de diversos programas governamentais terem sido criados para ampliar a saúde bucal no país, esse ainda é um problema que atinge grande parte da população e merece atenção especial.
Sinais de alerta que merecem atenção odontológica
Existem diversos sinais que o seu corpo pode lhe dar de que há algum problema. Assim, você consegue saber quando procurar por um profissional e pode ter uma ideia do que está acontecendo com o seu corpo. É importante nunca ignorar possíveis sintomas ou deixá-los piorar antes de procurar por um dentista.
Sangramento gengival persistente
Se a sua gengiva estiver com sangramento quando você escova os dentes ou passar fio dental, isso pode ser um sinal claro de gengivite ou periodontite. Claro que também pode representar outros problemas menos comuns. No entanto, segundo a OMS, problemas de saúde bucal, como dor de dente, sangramento na gengiva e doença periodontal, atinge 50% dos adultos e é um problema que deve ser observado com cuidado.
Sensibilidade dental
Se você estiver com sensibilidade no dente, deve ficar atento e procurar um dentista assim que possível. As principais causas desse tipo de sintoma é a erosão ácida, cárie ou retração gengival. Ela também pode representar a perda de uma parte do seu dente ou rachadura no mesmo. Estudos já mostraram que cerca de 42% da população sofre com sensibilidade.
Dores de cabeça frequentes
Se você sente dores de cabeça, principalmente ao acordar e associadas à mandíbula, pode estar sofrendo de bruxismo. Essa é uma doença que atinge grande parte da população e está principalmente associada ao estresse. Por isso, é mais comum em cidades grandes e rotinas intensas.
Doenças bucais mais comuns no Brasil
Existem diversas doenças bucais comuns no Brasil. Em geral, elas geram vários estudos a seu respeito e possuem tratamentos variados. No entanto, para isso, é necessário procurar por um dentista assim que possível. Ao identificar um sintoma, você deve buscar ajuda médica imediatamente.
Cárie dentária
A cárie é a principal responsável pelas perdas de dentes no SUS. Além disso, segundo dados da FDI, mais de 90% da população mundial sofre ou sofrerá de doença bucal em suas vidas. No Brasil, a cárie dentária é o principal problema de saúde bucal registrado. Apesar de ser comum, ela exige cuidados específicos.
Doença periodontal
Essa é uma doença que possui relação com doenças cardiovasculares, de acordo com a American Heart Association, o que significa que, se você possui uma ou outra, deve procurar por um especialista. A doença periodontal possui tratamento no SUS e é algo que você pode resolver com facilidade indo ao seu dentista.
Câncer bucal
Pesquisas já mostraram que esse é o 5º câncer mais comum em homens brasileiros. Esse é um dado que traz à tona a necessidade de visitar um dentista com frequência caso se depare com qualquer sintoma estranho. O diagnóstico precoce é a melhor forma de lidar com esse câncer e prevenir possíveis perdas.
Prevenção e cuidados diários
A melhor forma de lidar com a possibilidade de problemas de saúde bucal é prevenindo eles. Para isso, basta tomar medidas de cuidado diárias. Uma das principais coisas a se fazer para garantir boa saúde bucal é manter uma rotina de higiene. Faça escovação e passe fio dental após cada refeição.
A ingestão de alimentos que protegem os dentes também é algo benéfico para a sua saúde. Maçãs e castanhas são alguns exemplos desses alimentos. Você também pode acessar alguns estudos sobre dieta e saúde bucal.
Sempre que possível, faça um check-up odontológico. Lembre-se de nunca negligenciar a sua ida ao dentista, o ideal é ir a cada 6 meses. Dê atenção especial a essas consultas se você fizer parte de algum grupo de risco, sendo gestante, diabético ou fumante.
Mín. 21° Máx. 33°