
A desaprovação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu 53,7% e chegou ao maior patamar desde o início de seu terceiro mandato, conforme revelou a nova pesquisa do instituto AtlasIntel, divulgada nesta sexta-feira (30). O levantamento é o primeiro realizado após o escândalo envolvendo fraudes em aposentadorias do INSS, que abalou a imagem do governo federal.
Segundo os dados, apenas 45,4% dos entrevistados disseram aprovar a gestão do petista, enquanto 0,7% não souberam ou não quiseram responder. Em janeiro de 2024, quando Lula completava um ano de mandato, a desaprovação era de 45,4%, o que evidencia uma elevação de mais de 8 pontos percentuais no índice.
Entre março e abril, a desaprovação havia registrado leve queda, recuando para 50,1%. No entanto, o escândalo envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social reverteu a tendência, contribuindo para o crescimento da insatisfação popular com o governo.
A crise motivou mudanças no comando do Ministério da Previdência Social, resultou na saída do PDT da base governista e tem sido amplamente explorada pela oposição nas redes sociais. Além disso, uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) foi instaurada no Congresso para investigar os desvios. A composição da comissão deve contar com integrantes da chamada “tropa de choque” do PL, principal partido de oposição ao governo.
Patosonline.com
Com informações do Jornal O Estadão
Agenda política Com homenagens, Francisca Motta viabiliza frota de veículos nos 64 anos de Santa Terezinha
Nota de Pesar Francisca Motta lamenta morte do vereador e ex-deputado Edmilson Soares
Suspensão Detran-PB suspende serviços de processos de veículos entre 29 de dezembro e 1º de janeiro
Orçamento 2026 Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$ 61 bilhões em emendas parlamentares e cortes em programas sociais, como o Farmácia Popular
Farra do INSS Presidente da OAB-PB, Harrison Targino, critica “crises artificiais” na política que encobrem problemas centrais do país, como a farra do INSS
Luto na política Morre Edmilson Soares, vereador de João Pessoa e ex-deputado Mín. 23° Máx. 37°