
Entrará em vigor no início de setembro de 2025 a Lei nº 13.708/2025, sancionada pelo governador da Paraíba e publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (5). A nova legislação, de autoria do deputado estadual Cicinho Lima (PL), torna obrigatória a identificação clara e verificável do remetente em qualquer entrega de alimentos, bebidas, presentes e produtos similares realizadas em território paraibano.
A norma se aplica a entregas feitas por empresas, plataformas digitais de delivery, transportadoras e entregadores autônomos. Conforme o texto legal, nenhuma entrega poderá ser realizada sem que o remetente esteja devidamente identificado, seja por meio de etiqueta impressa ou digital acessível ao destinatário.
A identificação obrigatória deverá conter:
Nome completo ou razão social;
Número do CPF ou CNPJ;
Endereço e telefone para contato;
Em caso de entregas realizadas por terceiros, a identificação do responsável pelo transporte do item.
A lei veda o anonimato em qualquer entrega que envolva itens de consumo humano, presentes ou objetos pessoais, visando reforçar a segurança nas relações de consumo e evitar práticas criminosas por meio de entregas sem identificação.
Em caso de descumprimento, a nova legislação prevê:
Responsabilização solidária da empresa, plataforma ou contratante do serviço por eventuais danos à integridade física, psíquica ou à vida do destinatário;
Multas administrativas que variam entre R$ 5 mil e R$ 50 mil, conforme o porte da empresa e a gravidade da infração;
Responsabilidade civil e criminal do remetente identificado, pelos danos causados.
Além disso, empresas e plataformas serão obrigadas a adotar mecanismos de checagem e registro, assegurando que todas as entregas sejam identificadas. Caso contrário, também poderão ser responsabilizadas solidariamente.
A lei também garante que entregadores autônomos ou vinculados a plataformas poderão recusar entregas sem identificação do remetente, sem sofrer sanções ou penalidades contratuais.
Segundo o deputado Cicinho Lima, a medida foi motivada por episódios recentes em outros estados, onde crimes e até envenenamentos foram praticados por meio de entregas anônimas.
“É uma forma de proteger tanto os consumidores quanto os entregadores, e garantir rastreabilidade nas entregas”, destacou o parlamentar.
A Lei nº 13.708/2025 entra em vigor em 90 dias, contados a partir da data de sua publicação — ou seja, no início de setembro de 2025.
Patos Online
Com assessoria
Advocacia Noite da Advocacia celebra conquistas e fortalece a classe em Patos
MAIS ÁGUA CAGEPA confirma ampliação da adutora de Coremas após pedidos de Hugo e Francisca Motta
Prisão Polícia prende último suspeito de envolvimento no caso da ossada encontrada na zona rural de Patos e do desaparecimento de mulher
POSSE Advogado Héber Tiburtino toma posse como vereador na Câmara Municipal de Patos
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Prefeitura de Salgadinho celebra 64 anos de emancipação política com grande festa popular
Hospital Infantil Hospital Infantil registra aumento na assistência às crianças, com ampliação de atendimentos e cirurgias pediátricas
Hospital Regional Urgência e Emergência do Hospital Regional de Patos registra 271 atendimentos no fim de semana
SINE PB Sine-PB oferta 259 vagas de emprego em Patos a partir desta segunda-feira
ACIDENTE Ciclista fica ferido após ser atingido por carro na BR-361, em Patos. Bicicleta fica parcialmente destruída
Mín. 23° Máx. 35°