
A Câmara Municipal de Patos-PB realizou, na noite desta terça-feira (16), a solenidade de posse do advogado Héber Tiburtino Leite, filiado ao Progressistas (PP), que passa a integrar o Legislativo patoense após recontagem dos votos válidos das eleições municipais de 2024.
A Mesa Diretora da Casa Juvenal Lúcio de Sousa foi oficialmente notificada por meio do Ofício nº 36/2025, expedido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), comunicando a diplomação do novo parlamentar. A decisão decorre da anulação dos votos do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido que havia eleito o então vereador Josmá Oliveira, posteriormente afastado do cargo após a Justiça Eleitoral reconhecer o descumprimento da cota de gênero prevista na legislação eleitoral.
Após o recebimento da notificação do TRE-PB, a presidente da Câmara, vereadora Tide Eduardo (Republicanos), publicou no Diário Oficial desta terça-feira a convocação do novo vereador eleito, Héber Tiburtino, para tomar posse.
Durante a solenidade, Héber prestou o juramento regimental e, em seguida, teve início a sessão ordinária, sendo ele o primeiro parlamentar a se pronunciar na tribuna. Em seu discurso inaugural, destacou a importância da fé em sua trajetória pessoal e política, convidando os presentes a rezarem juntos a oração do Pai Nosso, ensinada por Jesus Cristo.
O novo vereador também agradeceu a presença do público que compareceu à Câmara para prestigiar a posse, ressaltando a participação de lideranças e representantes políticos de municípios da Região Metropolitana de Patos, como Condado e São José de Espinharas. “Quem está aqui nesta casa pela primeira vez?”, questionou o edil, ao apresentar aos colegas o expressivo número de pessoas que atenderam ao seu convite para o momento solene.
Em entrevista concedida à imprensa, Héber Tiburtino afirmou que pretende estimular a participação popular nas atividades do Poder Legislativo, especialmente durante as sessões ordinárias. “O Poder Legislativo precisa quebrar essa barreira, e o nosso mandato será focado nisso: dialogar com o povo”, reiterou.
Questionado sobre seu posicionamento político em relação ao Poder Executivo, se atuará na oposição ou na base de apoio ao governo municipal, o vereador afirmou que manterá diálogo institucional com o prefeito Nabor Wanderley. “Isso faz parte da relação harmoniosa prevista na nossa Constituição. O prefeito de Patos é meu prefeito, independentemente de quem esteja no cargo. Inclusive, Nabor está prestes a deixar o mandato para se candidatar ao Senado, e o professor Jacob assumirá o cargo. Então, qual o problema de a gente dialogar?”, indagou, destacando ainda que o país vive um momento de radicalismo e que a população patoense não deve se deixar contaminar por esse cenário.
Ao final da entrevista, Héber Tiburtino reafirmou as bandeiras que pretende defender durante o mandato, com ênfase em ações voltadas às comunidades LGBTQIA+, negras, pardas e quilombolas, além de pautas relacionadas ao acesso à água, habitação digna e iniciativas que contribuam para o fortalecimento do desenvolvimento econômico de Patos. “Buscar sempre ações que possam melhorar a vida da população e promover o crescimento da cidade”, concluiu.
Assessoria
MAIS ÁGUA CAGEPA confirma ampliação da adutora de Coremas após pedidos de Hugo e Francisca Motta
Prisão Polícia prende último suspeito de envolvimento no caso da ossada encontrada na zona rural de Patos e do desaparecimento de mulher
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Prefeitura de Salgadinho celebra 64 anos de emancipação política com grande festa popular
Hospital Infantil Hospital Infantil registra aumento na assistência às crianças, com ampliação de atendimentos e cirurgias pediátricas
Hospital Regional Urgência e Emergência do Hospital Regional de Patos registra 271 atendimentos no fim de semana
SINE PB Sine-PB oferta 259 vagas de emprego em Patos a partir desta segunda-feira
ACIDENTE Ciclista fica ferido após ser atingido por carro na BR-361, em Patos. Bicicleta fica parcialmente destruída
Dezembro Vermelho Dezembro Vermelho: CTA/SAE realiza ação de prevenção e cuidado no Centro Pop
OAB-PB Presidente da OAB-PB critica postura do STF e aponta desigualdade social como maior problema do Brasil durante entrevista em Patos
Mín. 23° Máx. 36°