
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), solicitou nesta terça-feira (10) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que rejeite o mandado de segurança impetrado pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que exige a instalação imediata de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar supostas fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
No documento enviado à Corte, Motta afirma que “não há qualquer omissão ou retardamento injustificado” por parte da Câmara dos Deputados, e sustenta que o requerimento da CPI tramita “dentro da mais absoluta regularidade”.
Em maio, Nikolas recorreu ao STF com o argumento de que o pedido de CPI atende a todos os requisitos previstos na Constituição: o apoio de, no mínimo, um terço dos deputados, a definição de fato determinado e a estipulação de prazo para os trabalhos.
Em resposta, a presidência da Câmara defendeu a autonomia do Poder Legislativo e ressaltou que a criação de CPIs é competência interna da Casa. “A ingerência de um poder sobre o outro, especialmente no que atine às suas atividades típicas, deve ser excepcional”, diz o ofício enviado ao STF.
Hugo Motta destacou ainda que cabe exclusivamente à Mesa Diretora analisar os pedidos de instalação de CPIs. Conforme o Regimento Interno da Câmara, apenas cinco comissões parlamentares de inquérito podem funcionar simultaneamente. Atualmente, há 14 requerimentos em fila de espera, sendo o apresentado por Nikolas Ferreira o 13º na ordem cronológica.
A manifestação reforça que dar prioridade ao pedido do parlamentar mineiro violaria o regimento interno e prejudicaria “as minorias legislativas preteridas”.
A presidência da Câmara também contestou o pedido de liminar apresentado por Nikolas, alegando que o requerimento ainda está sob verificação de requisitos formais e que a instalação deve respeitar a ordem de apresentação. “Instalar uma CPI sem planejamento comprometeria os trabalhos da Casa e violaria o princípio da eficiência”, conclui o texto assinado por Motta.
Patosonline.com
Com informações da CNN Brasil
Agenda política Com homenagens, Francisca Motta viabiliza frota de veículos nos 64 anos de Santa Terezinha
Nota de Pesar Francisca Motta lamenta morte do vereador e ex-deputado Edmilson Soares
Suspensão Detran-PB suspende serviços de processos de veículos entre 29 de dezembro e 1º de janeiro
Orçamento 2026 Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$ 61 bilhões em emendas parlamentares e cortes em programas sociais, como o Farmácia Popular
Farra do INSS Presidente da OAB-PB, Harrison Targino, critica “crises artificiais” na política que encobrem problemas centrais do país, como a farra do INSS
Luto na política Morre Edmilson Soares, vereador de João Pessoa e ex-deputado Mín. 23° Máx. 37°