
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza na próxima segunda-feira, 16 de junho, às 14h30, uma Audiência Pública no Plenário Deputado José Mariz para discutir os avanços e desafios da Lei nº 7.694/2004, conhecida como Lei Canhoto da Paraíba, e o Projeto de Lei 3083/2023, denominado Lei Luiz Gonzaga, que tramita na Câmara Federal.
A iniciativa é da Comissão de Educação e Cultura da ALPB, presidida pela deputada Cida Ramos (PT), que também irá conduzir os trabalhos. A audiência será transmitida ao vivo pela TV Assembleia e pelas redes sociais do Poder Legislativo Paraibano.
De acordo com o deputado e cantor Cicinho Lima, um dos defensores do debate, o objetivo do encontro é refletir sobre o alcance da Lei Canhoto da Paraíba e avaliar os impactos da futura Lei Luiz Gonzaga na vida da classe artística. “Queremos debater a ampliação dos números da Lei Canhoto da Paraíba e analisar a possibilidade de estadualizar a Lei Luiz Gonzaga, que poderá beneficiar milhares de artistas da cultura popular”, destacou.
A Lei Canhoto da Paraíba foi criada em 2004 para reconhecer e proteger os saberes e fazeres das culturas tradicionais do estado. Por meio do Registro no Livro de Mestre das Artes (REMA), garante o título de Mestre ou Mestra da Cultura Popular a quem atua há mais de 20 anos em áreas como música, dança, folguedos, brincadeiras e artes visuais, transmitindo conhecimentos de geração em geração por tradição oral.
Já o PL 3083/2023, de autoria do deputado federal Fernando Rodolfo (PL-PE), propõe a destinação de recursos públicos às festividades juninas em todo o país. A proposta também estabelece um percentual mínimo para a contratação de artistas e grupos que representem o Forró e a cultura popular nordestina. A matéria já teve o regime de urgência aprovado em comissões da Câmara Federal, mas aguarda votação no plenário.
Em articulação recente, Cicinho Lima esteve em Brasília, onde se reuniu com o 1º secretário da Câmara, deputado Carlos Veras (PT-PE), para solicitar prioridade na tramitação da proposta. Veras reconheceu a importância do tema e garantiu empenho para colocar a matéria em pauta. “Agora com o deputado Hugo Motta presidindo a casa, acredito que isso possa acontecer o mais rápido possível”, afirmou Cicinho Lima.
Patosonline.com
Com assessoria
Agenda política Com homenagens, Francisca Motta viabiliza frota de veículos nos 64 anos de Santa Terezinha
Nota de Pesar Francisca Motta lamenta morte do vereador e ex-deputado Edmilson Soares
Suspensão Detran-PB suspende serviços de processos de veículos entre 29 de dezembro e 1º de janeiro
Orçamento 2026 Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$ 61 bilhões em emendas parlamentares e cortes em programas sociais, como o Farmácia Popular
Farra do INSS Presidente da OAB-PB, Harrison Targino, critica “crises artificiais” na política que encobrem problemas centrais do país, como a farra do INSS
Luto na política Morre Edmilson Soares, vereador de João Pessoa e ex-deputado Mín. 23° Máx. 37°