Terça, 09 de Setembro de 2025
Banner Prime Veiculos
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Banner Psique
Banner Dr Romulo
Banner Dr Luiz Severo
Política Solto

Moraes concede liberdade provisória a Gilson Machado, ex-ministro de Bolsonaro

Gilson deverá cumprir medidas cautelares como proibição de ausentar-se do país e de se comunicar com os demais investigados

13/06/2025 às 22h30 Atualizada em 14/06/2025 às 11h43
Por: Felipe Vilar Fonte: Metrópoles
Compartilhe:
Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, concedeu liberdade provisória ao ex-ministro do Turismo Gilson Machado, na noite desta sexta-feira (13/6). Gilson deverá cumprir medidas cautelares como proibição de ausentar-se do país e de se comunicar com os demais investigados, por qualquer meio, inclusive por intermédio de outras pessoas.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

Moraes determinou, ainda, o cancelamento do passaporte do ex-ministro. Machado foi preso na manhã desta sexta, por suspeita de tentar ajudar o tenente-coronel Mauro Cid a emitir passaporte português. Segundo as investigações, poderia haver um plano para a fuga de Cid do país. Gilson nega qualquer tipo de interferência para tentar beneficiar Mauro Cid.

Na decisão da noite desta sexta-feira, Moraes disse que a prisão preventiva não se faz mais necessária porque a Polícia Federal (PF) já realizou diligências como busca e apreensão de dois celulares do ex-ministro. A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou pela substituição da prisão preventiva por medidas cautelares menos gravosas, durante audiência de custódia.

“Assim, não persistindo as razões para a manutenção da medida cautelar extrema cuja eficácia já se demonstrou suficiente, a necessária compatibilização entre a Justiça Penal e o direito de liberdade indica a possibilidade de substituição da prisão preventiva por medidas cautelares”, escreveu Moraes.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Veja quais medidas cautelares foram impostas a Machado:

  • Obrigação de apresentar-se perante ao Juízo da Comarca de origem, em comparecimento quinzenal todas as segundas-feiras;
  • Proibição de ausentar-se da Comarca;
  • Cancelamento do passaporte, proibindo-se ainda a obtenção de novo documento;
  • Proibição de ausentar-se do país, devendo a Polícia Federal proceder as anotações necessárias ao impedimento migratório;
  • Proibição de comunicar-se com os demais investigados da PET 12.100-DF por qualquer meio, inclusive por intermédio de terceiras pessoas.

Moraes enfatizou que o descumprimento de qualquer uma das medidas alternativas resultará na decretação de uma nova prisão.

O que diz Gilson Machado

O ex-ministro de Turismo do governo de Jair Bolsonaro afirmou, em depoimento ao STF, que “nunca procurou qualquer pessoa em qualquer consulado ou Embaixada de Portugal ou de qualquer outro país buscando expedir passaporte para Mauro Cid”.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

No depoimento, Gilson Machado declarou que não tem contato com Mauro Cid desde 2022. Ele não soube precisar a data, mas informou que a última vez que se falaram foi pouco depois das eleições.

A prisão de Gilson foi motivada pela informação de que ele teria atuado junto ao Consulado de Portugal em Recife com propósito de ajudar Mauro Cid. O ex-ministro no entanto diz que o contato com o órgão ocorreu com o objetivo de solicitar passaporte para o pai dele, de 85 anos.

Fonte: Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 07h01 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 34°

Qua 35°C 20°C
Qui 35°C 21°C
Sex 36°C 22°C
Sáb 35°C 22°C
Dom 33°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras