
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, concedeu liberdade provisória ao ex-ministro do Turismo Gilson Machado, na noite desta sexta-feira (13/6). Gilson deverá cumprir medidas cautelares como proibição de ausentar-se do país e de se comunicar com os demais investigados, por qualquer meio, inclusive por intermédio de outras pessoas.
Moraes determinou, ainda, o cancelamento do passaporte do ex-ministro. Machado foi preso na manhã desta sexta, por suspeita de tentar ajudar o tenente-coronel Mauro Cid a emitir passaporte português. Segundo as investigações, poderia haver um plano para a fuga de Cid do país. Gilson nega qualquer tipo de interferência para tentar beneficiar Mauro Cid.
Na decisão da noite desta sexta-feira, Moraes disse que a prisão preventiva não se faz mais necessária porque a Polícia Federal (PF) já realizou diligências como busca e apreensão de dois celulares do ex-ministro. A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou pela substituição da prisão preventiva por medidas cautelares menos gravosas, durante audiência de custódia.
“Assim, não persistindo as razões para a manutenção da medida cautelar extrema cuja eficácia já se demonstrou suficiente, a necessária compatibilização entre a Justiça Penal e o direito de liberdade indica a possibilidade de substituição da prisão preventiva por medidas cautelares”, escreveu Moraes.
Veja quais medidas cautelares foram impostas a Machado:
Moraes enfatizou que o descumprimento de qualquer uma das medidas alternativas resultará na decretação de uma nova prisão.
O ex-ministro de Turismo do governo de Jair Bolsonaro afirmou, em depoimento ao STF, que “nunca procurou qualquer pessoa em qualquer consulado ou Embaixada de Portugal ou de qualquer outro país buscando expedir passaporte para Mauro Cid”.
No depoimento, Gilson Machado declarou que não tem contato com Mauro Cid desde 2022. Ele não soube precisar a data, mas informou que a última vez que se falaram foi pouco depois das eleições.
A prisão de Gilson foi motivada pela informação de que ele teria atuado junto ao Consulado de Portugal em Recife com propósito de ajudar Mauro Cid. O ex-ministro no entanto diz que o contato com o órgão ocorreu com o objetivo de solicitar passaporte para o pai dele, de 85 anos.
Fonte: Metrópoles
Novembro Azul Francisca Motta conclama homens paraibanos a cuidarem da saúde no Novembro Azul
Isenção do IR Senado aprova e ampliação da isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil deverá valer já em 2026
Agradecimento Prefeita de Malta, Ana Peixoto, e líder político Nael Rosa recebem agradecimentos do Judiciário por apoio ao TRE em reunião com o desembargador Oswaldo Trigueiro
Eleições 2026 Pesquisa aponta Segundo Domiciano entre os 36 nomes eleitos para vaga de deputado estadual na Paraíba
Lei Aldir Blanc Pioneirismo: Cacimba de Areia é o primeiro município da Região das Espinharas credenciado a receber a Pnab 2025
Eleições 2026 Pollyanna Werton afirma que disputará vaga na Câmara Federal em 2026
Eleições 2026 Cicinho Lima destaca crescimento político de Nabor Wanderley e aposta em chapa com João Azevêdo para 2026
Eleições 2026 Pré-candidatura de Nabor Wanderley amplia apoios pela Paraíba na corrida por vaga ao Senado
Fala à imprensa “Houve matança”, diz Lula sobre megaoperação contra o Comando Vermelho, que deixou 121 mortos no Rio de Janeiro Mín. 22° Máx. 38°