
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), fez um apelo urgente por resgate neste sábado (14), durante entrevista exclusiva concedida ao canal CNN Brasil. Ele está em Israel com uma comitiva de políticos brasileiros e relatou o clima de tensão diante da escalada do conflito com o Irã.
A entrevista revelou detalhes preocupantes da situação vivida pelo grupo. Cícero pediu que os governos do Brasil e de Israel agilizem alternativas de retorno seguro ao país. Segundo o gestor, a permanência indefinida em uma zona de conflito gera insegurança e ansiedade entre os integrantes da comitiva.
“Estamos conversando com o governo de Israel e também com o brasileiro para que nos dêem alternativas. Essa espera pacífica não nos trará conforto e, sem dúvida nenhuma, pode trazer reações muito piores. Nosso apelo é por compreensão e ação rápida, para que possamos retornar com segurança. Deus queira que não haja aumento na escala de conflito”, declarou o prefeito.
O prefeito revelou que, somente na última madrugada, o grupo foi obrigado a retornar três vezes para o abrigo subterrâneo onde estão protegidos — conhecido como bunker, estrutura reforçada contra ataques. Ele descreveu a noite como marcada por “preocupação” e “muita ansiedade”.
“Estamos nos arredores de Tel Aviv. Tivemos que retornar três vezes ao bunker. Foi uma noite de reações emocionais diversas no grupo, todos ansiosos, mesmo nos sentindo relativamente seguros. A incerteza sobre o aumento do conflito e o prazo para retorno é o que mais nos preocupa”, afirmou.
A comitiva de prefeitos brasileiros viajou a Israel para uma missão oficial voltada à troca de experiências sobre segurança pública e tecnologia nos municípios. No entanto, desde a última quinta-feira (12), foram surpreendidos por ataques que marcaram o início da ofensiva militar entre Israel e Irã.
“Viemos convidados pelo governo israelense para discutir temas de tecnologia e segurança. Iniciamos a agenda normalmente, mas fomos surpreendidos pelos ataques. Desde então, seguimos abrigados em local seguro, mas preocupados com os rumos da guerra e a escalada do conflito”, relatou.
Cícero reiterou que as autoridades brasileiras, especialmente o Itamaraty, têm sido acionadas para buscar meios de repatriar o grupo com segurança. O apelo também foi reforçado por outros políticos e familiares dos integrantes da comitiva.
Ver essa foto no Instagram
O que é um bunker?
Os bunkers são estruturas subterrâneas blindadas e projetadas para proteger pessoas e bens de ataques, bombardeios e ameaças externas. Em Israel, sua presença é comum em prédios e centros urbanos, especialmente em períodos de conflito armado. Esses abrigos oferecem proteção contra mísseis e são acionados automaticamente em caso de alerta.
A situação da comitiva segue sendo monitorada de perto pelas autoridades brasileiras. Até o momento, não há previsão oficial para o retorno do grupo ao Brasil.
Por Patos Online
Com informações do ClickPB
Novembro Azul Francisca Motta conclama homens paraibanos a cuidarem da saúde no Novembro Azul
Isenção do IR Senado aprova e ampliação da isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil deverá valer já em 2026
Agradecimento Prefeita de Malta, Ana Peixoto, e líder político Nael Rosa recebem agradecimentos do Judiciário por apoio ao TRE em reunião com o desembargador Oswaldo Trigueiro
Eleições 2026 Pesquisa aponta Segundo Domiciano entre os 36 nomes eleitos para vaga de deputado estadual na Paraíba
Lei Aldir Blanc Pioneirismo: Cacimba de Areia é o primeiro município da Região das Espinharas credenciado a receber a Pnab 2025
Eleições 2026 Pollyanna Werton afirma que disputará vaga na Câmara Federal em 2026
Eleições 2026 Cicinho Lima destaca crescimento político de Nabor Wanderley e aposta em chapa com João Azevêdo para 2026
Eleições 2026 Pré-candidatura de Nabor Wanderley amplia apoios pela Paraíba na corrida por vaga ao Senado
Fala à imprensa “Houve matança”, diz Lula sobre megaoperação contra o Comando Vermelho, que deixou 121 mortos no Rio de Janeiro Mín. 22° Máx. 38°