Domingo, 22 de Junho de 2025
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Psique
Banner Prime Veiculos
Coolab Creative
Banner Chacara Canaa
Banner Dra Monnara
Banner JC Motos
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
Policial Mapa de Segurança

Tráfico de drogas cresce mais de 52% na Paraíba em 2024 e estado está entre os três com maior alta do país

O índice coloca a Paraíba entre os três estados brasileiros com maior alta proporcional nesse tipo de crime, ao lado do Amapá (90,79%) e do Rio Grande do Norte (23,13%).

22/06/2025 às 08h00
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Imagem ilustrativa (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Imagem ilustrativa (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

A Paraíba registrou um aumento expressivo nas ocorrências de tráfico de drogas ao longo de 2024. De acordo com dados do Mapa da Segurança Pública 2025, com ano-base 2024, foram contabilizadas 2.360 ocorrências no estado, contra 1.551 em 2023 — um crescimento de 52,16%. O índice coloca a Paraíba entre os três estados brasileiros com maior alta proporcional nesse tipo de crime, ao lado do Amapá (90,79%) e do Rio Grande do Norte (23,13%).

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O cenário chama a atenção mesmo diante da estabilidade nacional. Em todo o Brasil, foram registrados 182.951 casos de tráfico de drogas em 2024, um leve aumento de 0,61% em relação a 2023 (181.841 ocorrências). A média diária se manteve em cerca de 500 casos por dia, mas ainda abaixo dos picos observados em 2020 e 2021. O estado de São Paulo lidera em números absolutos, com 37.753 registros no ano passado, concentrando aproximadamente 20% das ocorrências nacionais.

Menos maconha, mais cocaína

Apesar do salto no número de registros, a Paraíba apresentou queda significativa na quantidade de maconha apreendida. Em 2024, as forças de segurança retiraram de circulação 1.779 quilos da droga, uma redução de 46% em comparação aos 3.321 quilos apreendidos em 2023. Por outro lado, as apreensões de cocaína cresceram 18,6%, passando de 279 para 331 registros.

O crescimento no número de ocorrências pode refletir, segundo especialistas em segurança, tanto um aumento na atuação do crime organizado quanto o fortalecimento das ações de fiscalização e repressão ao tráfico. Operações conjuntas entre polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal e órgãos de inteligência têm resultado em grandes apreensões, sobretudo durante períodos críticos, como os festejos juninos.

Continua após a publicidade
Coolab Creative

Repercussão e medidas

O aumento substancial nas estatísticas preocupa autoridades locais. A Secretaria de Segurança Pública da Paraíba tem reforçado o investimento em tecnologia de monitoramento, operações integradas e inteligência policial para combater o avanço do tráfico no estado.

A expectativa é que, com o cruzamento de dados e ações estratégicas nas regiões mais afetadas, os números possam ser controlados e o impacto na criminalidade, reduzido. O tráfico de drogas está diretamente ligado a outros delitos graves, como homicídios, roubos e corrupção de menores.

A população pode contribuir denunciando atividades suspeitas de forma anônima por meio do Disque 197 da Polícia Civil ou do 190 da Polícia Militar.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Por Patos Online
Com informações do Portal Correio 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 09h05 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 31°

Seg 30°C 20°C
Ter 31°C 21°C
Qua 34°C 23°C
Qui 32°C 23°C
Sex 31°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras