Domingo, 31 de Agosto de 2025
Banner Psique
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Banner Prime Veiculos
Banner Dr Luiz Severo
Política Política X Festas

Recesso informal de São João paralisa atividades no Congresso Nacional na próxima semana

Com a paralisação informal das atividades, o tempo para aprovação dessas pautas importantes antes do recesso oficial fica ainda mais apertado

22/06/2025 às 12h00 Atualizada em 22/06/2025 às 18h41
Por: Marcos Oliveira Fonte: Patos Online com Metrópoles
Compartilhe:
Images ilustrativa - Patosonline.com
Images ilustrativa - Patosonline.com

As celebrações de São João, cuja data é comemorada na próxima terça-feira (24), vão interromper, de forma informal, as atividades no Congresso Nacional durante a próxima semana. Deputados e senadores retornam às suas bases eleitorais para participar das festividades juninas, principalmente no Nordeste, onde a tradição tem forte expressão cultural.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Durante esse recesso informal, os parlamentares continuam autorizados a votar remotamente e participar das sessões de forma virtual. No entanto, como ocorre em ocasiões semipresenciais, as pautas mais polêmicas e que exigem maior debate são geralmente evitadas, dando lugar a projetos mais simples e consensuais, tanto no plenário quanto nas comissões da Câmara e do Senado.

Entre os temas prioritários pendentes está a proposta que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) para quem ganha até R$ 5 mil mensais — uma das promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A matéria está em análise em comissão especial e tem relatoria do deputado Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara, que pretende colocar o texto em votação ainda antes do recesso oficial.

Outro ponto de atenção é o segundo projeto de regulamentação da reforma tributária. O Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 108/2024 tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, sob relatoria do senador Eduardo Braga (MDB-AM). A proposta trata de pontos fundamentais da nova estrutura tributária, mas ainda aguarda deliberação.

Continua após a publicidade
Banner Dra Nadjanine

Também segue pendente de votação o projeto que aumenta o número de deputados na Câmara, que chegou a ser pautado na semana anterior, mas acabou não sendo votado.

Além dessas matérias, os parlamentares têm a obrigação de votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 antes do início do recesso parlamentar, oficialmente previsto para começar em 18 de julho. A relatoria da LDO este ano está sob responsabilidade do deputado Gervásio Maia (PSB-PB).

Com a paralisação informal das atividades, o tempo para aprovação dessas pautas importantes antes do recesso oficial fica ainda mais apertado.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Patosonline.com 
Com informações do Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 02h01 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 35°

Seg 35°C 22°C
Ter 34°C 20°C
Qua 35°C 21°C
Qui 30°C 21°C
Sex 35°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras