Quarta, 05 de Novembro de 2025
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Política Eleições 2026

Senado vota nesta quarta (25) projeto que aumenta número de deputados federais para 531 a partir de 2026; custo é de R$ 64 mi por ano

De autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ), a proposta tem como objetivo adequar a representação parlamentar dos estados ao novo panorama populacional do país, com base no Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

25/06/2025 às 14h00 Atualizada em 25/06/2025 às 19h05
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com Metrópoles
Compartilhe:
Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O Senado Federal vota nesta quarta-feira, 25 de junho, o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 177/2023, que propõe ampliar de 513 para 531 o número de deputados federais eleitos a partir das eleições gerais de 2026. De autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ), a proposta tem como objetivo adequar a representação parlamentar dos estados ao novo panorama populacional do país, com base no Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

A iniciativa surge após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que cobrou da Câmara dos Deputados a atualização do número de parlamentares por estado até o dia 30 de junho. Caso o Congresso não aprove a proposta até essa data, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definir a nova configuração das bancadas estaduais.

Quem ganha cadeiras

Pelo texto em análise, nove estados seriam beneficiados com o aumento de cadeiras na Câmara dos Deputados. São eles:

  • Pará: de 17 para 21 deputados
  • Santa Catarina: de 16 para 20
  • Amazonas: de 8 para 10
  • Mato Grosso: de 8 para 10
  • Rio Grande do Norte: de 8 para 10
  • Ceará: de 22 para 23
  • Minas Gerais: de 53 para 54
  • Goiás: de 17 para 18
  • Paraná: de 30 para 31

A medida evitaria a redução de cadeiras em estados que perderam população relativa. Segundo o relator da matéria no Senado, senador Eduardo Gomes (PL-TO), o caminho escolhido foi a criação de novas vagas, e não a redistribuição das atuais 513, o que poderia causar perdas sobretudo à Região Nordeste.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Custos e justificativa

A Direção-Geral da Câmara estima que a ampliação do número de parlamentares terá um custo adicional de R$ 64,4 milhões por ano aos cofres públicos. Ainda assim, o relator defende que a mudança é necessária para corrigir distorções históricas e garantir equilíbrio representativo entre os estados.

“A composição da Câmara se mantém a mesma desde 1986, sob a Constituição anterior, mesmo com o crescimento populacional de mais de 40% no período. O PLP 177 corrige essas distorções”, argumenta o relator.

Ele também destacou que, mesmo com os 531 parlamentares, o Brasil permaneceria entre as democracias com menor proporção de deputados em relação à população total, citando como exemplo países como Alemanha, França, Reino Unido e Argentina, que possuem índices de representação maiores.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Nordeste seria prejudicado com redistribuição

O senador também alertou que, caso a Câmara optasse por redistribuir as 513 vagas atuais, cinco dos sete estados que perderiam representação seriam do Nordeste, o que poderia agravar desigualdades históricas e reduzir o volume de recursos destinados à região.

A votação desta quarta-feira promete ser decisiva para o futuro da representatividade parlamentar no país e pode impactar diretamente o cenário político das eleições de 2026, ao redefinir o peso dos estados nas decisões do Congresso Nacional.

Por Patos Online
Com informações do Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 19h01 - Fonte: ClimaTempo
30°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 38°

Qui 35°C 22°C
Sex 37°C 22°C
Sáb 37°C 23°C
Dom 38°C 23°C
Seg 38°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras