
Os Poderes não são bem vistos pela população. Mais da metade dos brasileiros declara sentir vergonha do Congresso Nacional (Senado e Câmara), do Supremo Tribunal Federal (STF) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo uma nova pesquisa do Instituto Datafolha.
O levantamento foi realizado entre os dias 10 e 11 de junho, com 2.004 entrevistados em 136 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Os dados revelam um profundo abismo na forma como apoiadores de Lula e Bolsonaro enxergam o Supremo Tribunal Federal (STF). Entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro, especialmente os filiados ou simpatizantes do PL, o sentimento predominante é de vergonha em relação ao tribunal: 91% dos alinhados ao PL e 82% dos bolsonaristas em geral afirmam ter essa percepção. Apenas 5% no PL e 12% no grupo mais amplo declaram orgulho dos ministros.
Já entre os eleitores do presidente Lula e do PT, a visão é inversa: 52% demonstram orgulho do STF, enquanto 36% sentem vergonha. No PT especificamente, o orgulho (53%) também supera a rejeição (36%), com 12% sem opinião formada.
Já em relação ao respeito sobre as Forças Armadas, 52% dos eleitores de Lula dizem ter orgulho da instituição, e entre eleitores de Bolsonaro 54%.
Fonte: Metrópoles
Nota de Pesar Francisca Motta lamenta morte do vereador e ex-deputado Edmilson Soares
Suspensão Detran-PB suspende serviços de processos de veículos entre 29 de dezembro e 1º de janeiro
Orçamento 2026 Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$ 61 bilhões em emendas parlamentares e cortes em programas sociais, como o Farmácia Popular
Farra do INSS Presidente da OAB-PB, Harrison Targino, critica “crises artificiais” na política que encobrem problemas centrais do país, como a farra do INSS
Luto na política Morre Edmilson Soares, vereador de João Pessoa e ex-deputado
Crise hídrica Vereadores alertam para agravamento da crise hídrica em Patos e cobram soluções definitivas Mín. 23° Máx. 37°