
A partir deste sábado (5), entra em vigor a nova regulamentação da Tarifa Social de Energia Elétrica, que poderá zerar a conta de luz para milhares de famílias na Paraíba. A mudança, prevista na Medida Provisória 1.300/2025 e já regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), amplia o alcance do benefício e deve impactar diretamente mais de 650 mil consumidores no estado.
A principal novidade é a isenção total da tarifa de energia para quem consome até 80kWh por mês e tem renda per capita de até meio salário-mínimo, desde que esteja com o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado. Segundo a Energisa, distribuidora responsável pelo fornecimento de energia na Paraíba, cerca de 15% desses consumidores poderão ter a fatura zerada — exceto encargos e tributos estaduais ou municipais, que ainda podem ser cobrados.
O gerente de serviços comerciais da Energisa, Danillo Lelis, explica que não será necessário solicitar o desconto: “Essa atualização amplia o alcance da tarifa social e é uma excelente oportunidade para mais de 650 mil paraibanos. A isenção pode aliviar o orçamento de muitas famílias em situação de vulnerabilidade. Mas é fundamental manter os dados atualizados no CadÚnico para garantir o acesso automático ao desconto”.
O benefício também contempla famílias indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e quem tem membros em casa que dependem de aparelhos elétricos por motivos de saúde.
Antes da Medida Provisória, os descontos na conta de luz eram progressivos conforme o consumo. Agora, com as novas regras, quem consome até 80 kWh/mês terá 100% de desconto na tarifa de energia elétrica. Caso o consumo ultrapasse essa faixa, será cobrado apenas o valor proporcional ao excedente.
A Tarifa Social é concedida automaticamente a quem cumpre os critérios, desde que os dados no CadÚnico estejam atualizados. No entanto, se o titular da conta de energia não for o mesmo que consta no cadastro social, é preciso atualizar as informações junto à Energisa — o que pode ser feito pelos canais digitais da empresa. Para isso, é necessário apresentar uma conta recente, um documento pessoal e o Número de Identificação Social (NIS).
Mais informações estão disponíveis no site oficial da Energisa.
Por Patos Online
Parto de emergência SAMU de Desterro realiza segundo parto em menos de um mês
Ação parlamentar Patos Expo Business e FENEMP passam a integrar o calendário oficial do município após aprovação de projeto da vereadora Nadir Rodrigues
Empreendedorismo João Pessoa sedia o Sebrae Pró Business 2025, maior evento de empreendedorismo do Nordeste
Feira Literária Escritora Maria Valéria Rezende é atração confirmada na I Feira Literária de Matureia (FELIMA)
Concurso público Paraíba tem 251 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 13 mil
Homenagem Diretor do Complexo Hospitalar de Patos, Dr. Francisco Guedes, recebe título de cidadão coremense: “Uma honra imensa”
Exploração no Espaço Jovem de Teixeira que criou telescópios artesanais busca apoio para expandir projeto e levar astronomia para escolas da região
Ressarcimento Cobrança ilegal: Energisa é condenada a ressarcir consumidores de energia solar
Lei suspensa TJPB mantém suspensão de lei e academias podem cobrar taxa de personal trainers Mín. 22° Máx. 37°