
Prefeitura Municipal promove ações de conscientização, enquanto leis federais, estaduais e municipais que reforçam a proibição e os riscos à saúde causados pelos dispositivos eletrônicos para fumar.
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Executiva de Juventude, lançou a campanha “Cigarro Eletrônico parece inofensivo, mas é coisa séria!”, com o objetivo de informar e alertar a população, especialmente os jovens, sobre os riscos à saúde causados pelos dispositivos eletrônicos para fumar, popularmente conhecidos como “vapes”.
No Brasil, a comercialização, importação e propaganda desses produtos estão proibidas desde 2009, por meio da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 46 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A norma federal impede a circulação de cigarros eletrônicos e afins em todo o território nacional, considerando os potenciais danos à saúde pública.
A preocupação com o aumento do uso desses dispositivos entre adolescentes e jovens tem motivado ações legislativas também em nível estadual e municipal. Na Paraíba, a Lei Estadual nº 13.025/2024, de autoria da deputada Francisca Motta, criou a Campanha de Conscientização e Prevenção aos Riscos do Cigarro Eletrônico à Saúde de Crianças e Adolescentes, voltada para as escolas da rede pública estadual.
No município, a Lei Municipal nº 5.769/2022, de autoria do vereador Marco César, proíbe o uso de cigarros eletrônicos e similares em ambientes coletivos públicos e privados, ampliando as medidas de proteção à saúde da população.
Segundo especialistas, embora sejam frequentemente vendidos de forma ilegal e associados a uma imagem de modernidade, os cigarros eletrônicos contêm nicotina – substância altamente viciante – além de outros componentes tóxicos e cancerígenos. O uso desses dispositivos expõe o organismo a substâncias que podem causar doenças pulmonares, cardiovasculares e outros problemas graves de saúde.
A campanha promovida pela Prefeitura reforça a importância da conscientização e da educação preventiva, destacando que o combate ao uso de cigarros eletrônicos é uma responsabilidade coletiva e essencial para garantir um futuro saudável para a juventude.

Fonte: Secom - Prefeitura de Patos
Pesquisa de preços Pesquisa combustível: Procon observou que não houve alterações significativas nas médias de preço
Ciência Pesquisadora paraibana defende popularização da ciência e aposta nas redes sociais como ferramenta de transformação social
Alta médica Técnica de enfermagem Damiana Martins recebe alta após duas semanas internada por AVC e emociona familiares e amigos
Luto! Familiares comunicam o falecimento do vigia e professor Ítallo Barbosa, em Patos
Iniciação ao Esporte Diretor do CIE de Patos anuncia planejamento conjunto com a Secretaria de Educação para iniciar atividades esportivas em 2026 com várias modalidades
Cantata Natalina Coral Municipal de Patos realiza segunda Cantata Natalina, desta vez no Patos Shopping
Leilão público Prefeitura de Patos anuncia leilão público de bens inservíveis para o próximo dia 26 de novembro
Abastecimento Cagepa investe R$4,7 milhões na construção de adutora de água tratada em Vista Serrana
Concurso público Idecan publica novo aditivo ao edital do concurso público da Guarda Civil de Patos e exclui itens que previam eliminação automática de candidatos Mín. 22° Máx. 38°