
Prefeitura Municipal promove ações de conscientização, enquanto leis federais, estaduais e municipais que reforçam a proibição e os riscos à saúde causados pelos dispositivos eletrônicos para fumar.
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Executiva de Juventude, lançou a campanha “Cigarro Eletrônico parece inofensivo, mas é coisa séria!”, com o objetivo de informar e alertar a população, especialmente os jovens, sobre os riscos à saúde causados pelos dispositivos eletrônicos para fumar, popularmente conhecidos como “vapes”.
No Brasil, a comercialização, importação e propaganda desses produtos estão proibidas desde 2009, por meio da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 46 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A norma federal impede a circulação de cigarros eletrônicos e afins em todo o território nacional, considerando os potenciais danos à saúde pública.
A preocupação com o aumento do uso desses dispositivos entre adolescentes e jovens tem motivado ações legislativas também em nível estadual e municipal. Na Paraíba, a Lei Estadual nº 13.025/2024, de autoria da deputada Francisca Motta, criou a Campanha de Conscientização e Prevenção aos Riscos do Cigarro Eletrônico à Saúde de Crianças e Adolescentes, voltada para as escolas da rede pública estadual.
No município, a Lei Municipal nº 5.769/2022, de autoria do vereador Marco César, proíbe o uso de cigarros eletrônicos e similares em ambientes coletivos públicos e privados, ampliando as medidas de proteção à saúde da população.
Segundo especialistas, embora sejam frequentemente vendidos de forma ilegal e associados a uma imagem de modernidade, os cigarros eletrônicos contêm nicotina – substância altamente viciante – além de outros componentes tóxicos e cancerígenos. O uso desses dispositivos expõe o organismo a substâncias que podem causar doenças pulmonares, cardiovasculares e outros problemas graves de saúde.
A campanha promovida pela Prefeitura reforça a importância da conscientização e da educação preventiva, destacando que o combate ao uso de cigarros eletrônicos é uma responsabilidade coletiva e essencial para garantir um futuro saudável para a juventude.

Fonte: Secom - Prefeitura de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos
Nota de falecimento Morre em Patos Maria Eleuteria de Assis, aos 84 anos
Problema comum Moradora da Zona Oeste de Patos reclama de galeria estourada e buracos próximos a uma creche municipal
Problemática Moradores denunciam incêndios criminosos recorrentes no bairro Bivar Olinto, em Patos
Luto! Morre em Patos Maria do Socorro Ferreira da Costa, ex-funcionária da UFCG, aos 78 anos Mín. 23° Máx. 37°