A Polícia Civil da Paraíba (PCPB) alcançou um marco histórico de elucidação criminal na cidade de Patos, ao esclarecer todos os casos de homicídios consumados e tentados ocorridos entre janeiro e junho de 2025. O desempenho de 100% de resoluções reforça a posição da PCPB como a corporação com maior índice de elucidações de crimes contra a vida em toda a região Norte/Nordeste, segundo análises de institutos de pesquisa sediados no Sudeste.
Durante o primeiro semestre, Patos registrou nove homicídios consumados e 15 tentativas de homicídio, totalizando 24 crimes graves contra a vida. Todos foram investigados e tiveram seus respectivos inquéritos encaminhados ao Poder Judiciário pela Delegacia de Homicídios e Entorpecentes (DHE).
O trabalho de repressão qualificada incluiu oito operações de impacto realizadas em Patos e cidades vizinhas: Dominação, Divisa Integrada III, Aegis, Cacimba Nova, Gênesis, Guardião, Game Over e Colosso. As ações resultaram em mais de 70 prisões de envolvidos em homicídios, tráfico de drogas e associação criminosa.
Além do alto índice de elucidações, a Polícia Civil também registrou uma redução de 40% nas Mortes Violentas Intencionais (MVIs) no município, comparado ao mesmo período de 2024. Esse é o menor número de assassinatos em um primeiro semestre dos últimos 11 anos, conforme série histórica analisada pela corporação.
O delegado seccional de Patos, Rodrigo Monteiro, destacou que os métodos investigativos adotados pela Delegacia-Geral têm contribuído de forma significativa para a diminuição da criminalidade:
“É o menor número de assassinatos dos últimos onze anos... métodos investigativos elogiados nacionalmente, aliados a ações conjuntas com outras forças policiais, estão contribuindo fortemente para a queda desses crimes em todo o estado.”
Por Patos Online
Com informações da Assessoria/PCPB
Mín. 21° Máx. 31°