
O Hemocentro da Paraíba, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), está fazendo um apelo urgente à população: todos os tipos de sangue estão em falta. Com os estoques em nível crítico e as doações em queda, a instituição reforça que a solidariedade de cada doador é essencial para garantir o atendimento a pacientes em hospitais públicos e privados de todo o estado.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, a redução nas doações ultrapassa 50% em relação à média diária esperada. “Precisamos de 180 a 210 bolsas por dia, mas na última semana captamos menos de 80. O sangue é insubstituível e fundamental para salvar vidas. Nossa maior preocupação é que fatores como o frio, as férias escolares e as viroses agravam ainda mais a queda nas doações”, alertou.
O período junino, historicamente, provoca uma diminuição nas doações, ao mesmo tempo em que aumenta a demanda por transfusões, por conta de acidentes e outros atendimentos emergenciais. Neste ano, o cenário permaneceu crítico mesmo após o fim das festividades.
Para tentar reverter o quadro, o Hemocentro da Paraíba está intensificando ações de coleta itinerante e disponibilizando sua unidade móvel em diversas cidades paraibanas até o fim de julho. A diretora do Hemocentro, Shirlene Gadelha, destacou a importância de facilitar o acesso à doação: “Estivemos nesta terça em Picuí e estaremos em outras cinco cidades até o final do mês, além de ações em João Pessoa. Doar sangue é um gesto simples, mas que salva vidas. Ajudar nunca foi tão necessário.”
Terça (15) – Picuí, Rua Padre Apolônio Gaudêncio, S/N
Sexta (18) – Ingá, ECI Luiz Gonzaga Burity, Rua Duque de Caxias, 53
Terça (22) – Monteiro, Rua Epaminondas de Azevedo, próximo ao Hospital Regional Santa Filomena
Sexta (25) – Conde
Terça (29) – Esperança, Praça da Cultura, Rua Manoel Rodrigues, Centro
Quinta (31) – Bananeiras, Escola Normal Pedro Augusto de Almeida, Conjunto Major Augusto Bezerra
Também haverá coleta externa no Hospital de Trauma de João Pessoa nos dias 15, 16 e 17 de julho, das 8h às 16h, no setor administrativo (antiga sala da Central de Transplantes).
Estar saudável e bem alimentado
Pesar acima de 50 kg
Ter entre 16 e 67 anos
Apresentar documento de identidade com foto
Menores de idade só podem doar com a presença do responsável legal
Homens podem doar até quatro vezes por ano, com intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes por ano, com intervalo de três meses entre as doações.
As doações podem ser feitas nas seguintes unidades:
Hemocentro de João Pessoa e Campina Grande: Segunda a sexta, das 7h às 18h; sábados, das 7h às 13h
Hemonúcleos de Guarabira, Patos, Cajazeiras, Piancó, Itaporanga e Sousa: Segunda a sexta, das 7h às 13h
Doar sangue é um gesto de amor e salva vidas. Atenda ao chamado do Hemocentro e ajude a reverter esse cenário crítico.

Pesquisa de preços Pesquisa combustível: Procon observou que não houve alterações significativas nas médias de preço
Ciência Pesquisadora paraibana defende popularização da ciência e aposta nas redes sociais como ferramenta de transformação social
Alta médica Técnica de enfermagem Damiana Martins recebe alta após duas semanas internada por AVC e emociona familiares e amigos
Luto! Familiares comunicam o falecimento do vigia e professor Ítallo Barbosa, em Patos
Iniciação ao Esporte Diretor do CIE de Patos anuncia planejamento conjunto com a Secretaria de Educação para iniciar atividades esportivas em 2026 com várias modalidades
Cantata Natalina Coral Municipal de Patos realiza segunda Cantata Natalina, desta vez no Patos Shopping
Leilão público Prefeitura de Patos anuncia leilão público de bens inservíveis para o próximo dia 26 de novembro
Abastecimento Cagepa investe R$4,7 milhões na construção de adutora de água tratada em Vista Serrana
Concurso público Idecan publica novo aditivo ao edital do concurso público da Guarda Civil de Patos e exclui itens que previam eliminação automática de candidatos Mín. 22° Máx. 38°