
A juíza titular da 7ª Vara Mista de Patos e diretora do Fórum Miguel Sátiro, Joscileide Ferreira de Lira, falou à jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, sobre o projeto Cidadania de Primeira, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), por meio da Comarca de Patos, que teve sua segunda etapa cumprida nesta quinta-feira, 17 de julho.
Segundo ela, a iniciativa teve início em 2023, e o Tribunal de Justiça da Paraíba alcançou, no ano passado, a primeira posição no país pelo papel de garantir cidadania às crianças na primeira infância, com a emissão do documento de identidade, bem como pela valorização da política pública de proteção e segurança contra casos de desaparecimento infantil.
“A iniciativa foi aprovada e passou para esta etapa, na qual o consultor Dr. Rafael Cavalcanti, do projeto Cidadania de Primeira, veio in loco saber como se desenvolvem os trabalhos. No ano passado, o Tribunal de Justiça da Paraíba concorreu e ganhou o primeiro lugar no país no prêmio do Conselho Nacional de Justiça”, enalteceu a magistrada.
A juíza Joscileide acrescentou que está prevista para o dia 25 de julho uma nova etapa de entrega de documentos às crianças do distrito de Santa Gertrudes, estendendo o direito à cidadania a outras comunidades do município.
SOBRE O PRÊMIO
O projeto Cidadania de Primeira tem por finalidade emitir documentos de identidade civil às crianças ainda na primeira infância. A iniciativa é reconhecida nacionalmente e concorre ao Prêmio Innovare 2025, uma das mais conceituadas premiações da Justiça brasileira, identificada no meio jurídico como o “Oscar da Justiça”.
Com o documento em mãos, a cidadania das crianças atendidas está garantida, assim como a efetividade de diversos direitos sociais, como o acesso ao programa Bolsa Família e outros benefícios previstos em lei.
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos
Nota de falecimento Morre em Patos Maria Eleuteria de Assis, aos 84 anos
Problema comum Moradora da Zona Oeste de Patos reclama de galeria estourada e buracos próximos a uma creche municipal
Problemática Moradores denunciam incêndios criminosos recorrentes no bairro Bivar Olinto, em Patos
Luto! Morre em Patos Maria do Socorro Ferreira da Costa, ex-funcionária da UFCG, aos 78 anos Mín. 23° Máx. 37°