
A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está intensificando as ações de fiscalização e limpeza de terrenos privados em situação de abandono ou má conservação. De acordo com o secretário da pasta, Alex Wagner, o procedimento segue um fluxo rigoroso que responsabiliza diretamente o proprietário do imóvel, inclusive com cobrança judicial dos custos, caso não ocorra a limpeza voluntária.
Segundo o secretário, o processo tem início a partir de uma denúncia feita à Secretaria, que pode ser apresentada pela população ou pelo Ministério Público. Após a denúncia, é aberto um protocolo interno, chamado de “FISC”, e a demanda é encaminhada ao Núcleo de Fiscalização e Licenciamento da Secretaria.
“A partir daí, um fiscal realiza vistoria no local. Com a ajuda do setor de geoprocessamento da Prefeitura, identificamos o proprietário do terreno e emitimos a notificação, que pode ser feita presencialmente, via Aviso de Recebimento (AR), ou, em último caso, por publicação no Diário Oficial”, explicou Alex Wagner.
Após a notificação, o proprietário tem um prazo de 10 dias para realizar a limpeza da área. Caso o serviço não seja feito dentro do prazo, a fiscalização retorna ao local e emite a autuação por infração ambiental. Com base em decreto municipal, a Secretaria de Serviços Públicos então executa a limpeza, e o valor gasto pelo município é encaminhado à Procuradoria para cobrança junto ao proprietário inadimplente.
Além das ações de fiscalização, a Secretaria de Meio Ambiente mantém um planejamento anual de educação e conscientização ambiental, abordando temas como licenciamento, poda drástica, gestão de resíduos sólidos e manutenção de terrenos.
“É fundamental que os donos de terrenos cercados ou não mantenham suas áreas limpas. Isso evita problemas ambientais e de saúde pública, além de impedir que o proprietário acumule dívidas com o município”, reforçou Alex Wagner.
A Prefeitura reforça o apelo para que os cidadãos contribuam com denúncias de terrenos em situação irregular e alerta que o não cumprimento das determinações pode gerar sanções administrativas e financeiras.
Tá na Conta Câmara Municipal de Patos efetua pagamento do salário de dezembro aos servidores
ACIDENTE Animal solto provoca grave acidente com feridos na BR-361, em Patos, na noite desta sexta-feira (19)
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Câmara de Patos Presidente da Câmara de Patos apresenta balanço das atividades legislativas de 2025
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com
Crise hídrica Vereadores Fátima Bocão e Rafael da Civil cobram ações diante da crise hídrica em Patos
Pouca chuva Paraíba pode ter chuvas de normal a abaixo da média no Cariri ao Sertão no 1º trimestre de 2026, aponta AESA
Ponto Facultativo Prefeitura de Patos decreta ponto facultativo para as celebrações de fim de ano
Segurança nas UPAs Em sessão ordinária, Vereadora Perla Gadelha solicita reforço da Guarda Municipal nas UPAs
Mín. 23° Máx. 37°