
A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está intensificando as ações de fiscalização e limpeza de terrenos privados em situação de abandono ou má conservação. De acordo com o secretário da pasta, Alex Wagner, o procedimento segue um fluxo rigoroso que responsabiliza diretamente o proprietário do imóvel, inclusive com cobrança judicial dos custos, caso não ocorra a limpeza voluntária.
Segundo o secretário, o processo tem início a partir de uma denúncia feita à Secretaria, que pode ser apresentada pela população ou pelo Ministério Público. Após a denúncia, é aberto um protocolo interno, chamado de “FISC”, e a demanda é encaminhada ao Núcleo de Fiscalização e Licenciamento da Secretaria.
“A partir daí, um fiscal realiza vistoria no local. Com a ajuda do setor de geoprocessamento da Prefeitura, identificamos o proprietário do terreno e emitimos a notificação, que pode ser feita presencialmente, via Aviso de Recebimento (AR), ou, em último caso, por publicação no Diário Oficial”, explicou Alex Wagner.
Após a notificação, o proprietário tem um prazo de 10 dias para realizar a limpeza da área. Caso o serviço não seja feito dentro do prazo, a fiscalização retorna ao local e emite a autuação por infração ambiental. Com base em decreto municipal, a Secretaria de Serviços Públicos então executa a limpeza, e o valor gasto pelo município é encaminhado à Procuradoria para cobrança junto ao proprietário inadimplente.
Além das ações de fiscalização, a Secretaria de Meio Ambiente mantém um planejamento anual de educação e conscientização ambiental, abordando temas como licenciamento, poda drástica, gestão de resíduos sólidos e manutenção de terrenos.
“É fundamental que os donos de terrenos cercados ou não mantenham suas áreas limpas. Isso evita problemas ambientais e de saúde pública, além de impedir que o proprietário acumule dívidas com o município”, reforçou Alex Wagner.
A Prefeitura reforça o apelo para que os cidadãos contribuam com denúncias de terrenos em situação irregular e alerta que o não cumprimento das determinações pode gerar sanções administrativas e financeiras.
Hospital Regional Complexo Hospitalar de Patos realiza 282 atendimentos e 20 cirurgias durante o fim de semana
Calor Paraíba registra tempo seco e calor intenso; Patos pode atingir 36°C nesta segunda-feira (03)
Nova Emenda Vereadora Tide Eduardo destaca aprovação de lei que permite a vereadores assumirem cargos no Governo do Estado sem perder o mandato
Falta de Vascular Vereador Galeguinho da Van cobra presença de médico angiologista para atender paciente no Frei Damião, em Patos
Emprego Sine-PB oferece mais de mil vagas de emprego em novembro; Patos tem 22 oportunidades em diversas áreas
Baixa Umidade Inmet emite alerta de perigo para clima extremamente seco em Patos e outras cidades da Paraíba
SAÚDE Hospital São Francisco realiza evento interno em alusão ao Outubro Rosa com a participação da mastologista Dra. Ana Rita
Campeonato Judô Judoca patoense Paulo Neto conquista ouro no Campeonato Paraibano de Judô
Outubro Rosa OAB Patos realiza evento “Cuidar de quem Cuida” em alusão ao Outubro Rosa
Mín. 23° Máx. 37°