
O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho, participou na manhã desta sexta-feira (25) da entrega de 197 Carteiras de Identidade Nacional (CIN) na creche Maria Gomes de Sousa, no distrito de Santa Gertrudes, em Patos. A ação faz parte do projeto Cidadania de Primeira, realizado em parceria com a Prefeitura de Patos e o Governo do Estado.
O projeto contempla crianças e adultos — incluindo pais que não possuíam registro civil ou estavam com a identidade desatualizada — e tem como objetivo fortalecer as redes de proteção e segurança pública, garantindo o direito à identificação desde a primeira infância e promovendo a inclusão social.
Durante o evento, o desembargador Fred Coutinho destacou a importância da iniciativa. “Não é um simples documento, é o documento nacional de reconhecimento de toda a sua identificação. Então, para mim, é uma alegria muito grande estar hoje em Santa Gertrudes, dividindo um momento histórico, onde tantas crianças saem daqui hoje, não só as crianças, como seus pais também com o documento devidamente atualizado”, afirmou.
A juíza e diretora da Comarca de Patos, Joscileide Ferreira, também ressaltou os impactos da ação. “A carteira de identidade evita, principalmente, o tráfico de crianças. A criança identificada civilmente previne muitas situações. Além disso, elas vão ter direito aos benefícios sociais. Então isso resguarda a cidadania”.
O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, afirmou que a ação será levada a mais escolas da rede municipal. “Vamos procurar levar essas ações a todas as creches, a todas as escolas do município nessa parceria que é fundamental para que a gente possa avançar na garantia dos direitos aos serviços oferecidos pela Prefeitura, pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal para toda a população”, pontuou.
Silvia Renata, mãe de dois alunos da creche, comentou sobre a segurança trazida pelo documento. “É um documento importante porque onde eles estiverem estão seguros com essa identificação dos pais”.
Baseado na Resolução CNJ nº 470/2022, o projeto Cidadania de Primeira integra a Política Judiciária Nacional para a Primeira Infância, promovendo a articulação entre o Poder Judiciário e os órgãos de garantia dos direitos da criança e do adolescente, com foco na efetivação dos direitos desde os primeiros anos de vida.
Iniciado em 2023, em Patos, o projeto é fruto de um convênio entre o TJPB, por meio do Comitê da Primeira Infância, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano e a Secretaria Municipal de Assistência Social. Conta ainda com o apoio da diretoria do Fórum Miguel Sátyro e da Coordenadoria da Infância e Juventude.
Reconhecido pelo seu alcance social, o Cidadania de Primeira concorre ao Prêmio Innovare 2025, uma das mais importantes premiações do sistema de Justiça brasileiro.
Por Ludmila Costa/TJPB
Alta médica Técnica de enfermagem Damiana Martins recebe alta após duas semanas internada por AVC e emociona familiares e amigos
Luto! Familiares comunicam o falecimento do vigia e professor Ítallo Barbosa, em Patos
Iniciação ao Esporte Diretor do CIE de Patos anuncia planejamento conjunto com a Secretaria de Educação para iniciar atividades esportivas em 2026 com várias modalidades
Cantata Natalina Coral Municipal de Patos realiza segunda Cantata Natalina, desta vez no Patos Shopping
Leilão público Prefeitura de Patos anuncia leilão público de bens inservíveis para o próximo dia 26 de novembro
Abastecimento Cagepa investe R$4,7 milhões na construção de adutora de água tratada em Vista Serrana
Concurso público Idecan publica novo aditivo ao edital do concurso público da Guarda Civil de Patos e exclui itens que previam eliminação automática de candidatos
Sem pauta Hugo Motta diz que não pautará projeto de anistia e que o assunto dificulta andamento de pautas importantes para o país
Caged Patos tem mais de 14,9 mil trabalhadores com carteira assinada e registra crescimento de 7,61% nos últimos 12 meses Mín. 23° Máx. 37°