Domingo, 26 de Outubro de 2025
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
Gerais Autoescola

Presidente da Associação de Autoescolas da Paraíba critica proposta de retirada da obrigatoriedade de formação em CFCs para obtenção da CNH

Claudionor classificou a ideia como “fora da realidade do país”, argumentando que a proposta desconsidera a complexidade do processo legislativo e o papel fundamental das autoescolas na educação para o trânsito.

30/07/2025 às 08h00 Atualizada em 30/07/2025 às 16h01
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com MaisPB
Compartilhe:
Crédito: Divulgação/Shutterstock
Crédito: Divulgação/Shutterstock

O presidente da Associação das Empresas Credenciadas para Formação de Condutores no Estado da Paraíba (AECFC/PB), Claudionor Fernandes, criticou duramente a proposta ventilada pelo Governo Federal de retirar a obrigatoriedade do ensino em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A declaração foi dada durante entrevista ao Portal MaisPB nesta terça-feira (29).

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A medida, revelada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, à Folha de S.Paulo, permitiria que candidatos à CNH aprendessem a dirigir sem passar por autoescolas, desde que aprovados no exame prático de direção.

Claudionor classificou a ideia como “fora da realidade do país”, argumentando que a proposta desconsidera a complexidade do processo legislativo e o papel fundamental das autoescolas na educação para o trânsito.

“O ministro não tem conhecimento da realidade do Brasil. Nós somos 14.500 autoescolas no país, com mais de 125 mil empregos. Tudo só se transforma com educação. Como é que você vai tirar uma educação que já tem 25, 26 anos?”, questionou.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

O dirigente ressaltou ainda que uma mudança desse porte exigiria alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o que não é simples nem imediato.

Frente Parlamentar

Para conter propostas nesse sentido, Claudionor anunciou que será lançada, no próximo dia 3 de setembro, na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar em Defesa da Formação do Condutor, iniciativa que visa proteger o setor e valorizar a formação qualificada no trânsito brasileiro.

“Desde que o Código foi criado, sempre aparece um deputado querendo tornar a formação facultativa. Mas essa ideia não prospera. Já estivemos com parlamentares como Hugo Motta, e estamos articulando essa frente para reforçar a importância da formação qualificada”, afirmou.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

Paraíba como referência

O presidente da AECFC/PB também destacou o avanço tecnológico das autoescolas na Paraíba, que, segundo ele, é um dos estados mais rigorosos e modernos do país no monitoramento das aulas.

“Todas as aulas são monitoradas. Se o aluno sair da frente do equipamento, a aula é cancelada. As práticas de carro e moto também têm rastreamento do início ao fim. É um sistema rigoroso, que garante a seriedade da formação”, completou.

A discussão sobre a eventual flexibilização na formação de condutores promete gerar debate acalorado entre o setor, o Governo e o Congresso Nacional nos próximos meses.

Por Patos Online
Com informações do MaisPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 06h01 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 35°

Seg 35°C 21°C
Ter 36°C 22°C
Qua 37°C 22°C
Qui 37°C 22°C
Sex 36°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras