
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), usou as redes sociais nesta quarta-feira (31) para se posicionar contra a sanção imposta pelo governo dos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em uma nota pública, Motta afirmou que o Brasil, como país soberano, não pode apoiar sanções estrangeiras contra membros de qualquer Poder constituído da República.
A manifestação ocorre após o governo do ex-presidente norte-americano Donald Trump anunciar a aplicação de sanções financeiras contra Moraes com base na Lei Magnitsky, legislação americana voltada para o combate a graves violações dos direitos humanos. Essa é a primeira vez que essa norma é usada contra uma autoridade brasileira.
As medidas incluem o congelamento de eventuais bens ou ativos que o ministro possa ter nos EUA, além da possibilidade de bloqueio de transações financeiras em dólares, o que pode atingir operações com bandeiras como Mastercard e Visa. Moraes, segundo interlocutores, afirma não possuir contas ou patrimônio em território americano.
Na nota, Hugo Motta destacou a importância da independência e harmonia entre os Três Poderes e reafirmou o papel da Câmara como espaço de diálogo:
“A democracia brasileira é sustentada por três Poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário — que devem atuar com independência e harmonia, como estabelece a Constituição. Como país soberano, não podemos apoiar nenhum tipo de sanção por parte de nações estrangeiras dirigida a membros de qualquer Poder constituído da República.”
O parlamentar paraibano acrescentou ainda que a posição se estende a todos os parlamentares, membros do Executivo e ministros dos Tribunais Superiores:
“Reafirmo que a Câmara dos Deputados será sempre espaço de diálogo e equilíbrio na defesa da institucionalidade e do Brasil, sobretudo em tempos desafiadores.”
A decisão do governo Trump provocou ampla repercussão política e diplomática. A expectativa é de que o Itamaraty se pronuncie oficialmente sobre o caso nos próximos dias.
Por Patos Online
Com informações da Agência Câmara
Cassado! STF rejeita pedido liminar de André Coutinho para suspender cassação em Cabedelo
Apoio confirmado Damião Feliciano declara voto em Lucas, Nabor e João Azevêdo para 2026
Dosimetria Motta diz que STF decidirá caso a caso quem terá direito à dosimetria
Câmara de Patos Presidente da Câmara de Patos apresenta balanço das atividades legislativas de 2025
Ação parlamentar Samuel Pinto destaca trabalho nos primeiros meses de mandato e reforça parceria com o Governo Municipal
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com Mín. 23° Máx. 37°