A equipe do Patos Online recebeu na última quinta-feira (01) um apelo da família da senhora Fátima Lúcia Dias Fernandes, de 58 anos, que sofre com fortes dores causadas por cálculos renais e aguarda, há mais de 25 dias, a realização de uma cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Patos.
Segundo familiares, Fátima já deu entrada com o encaminhamento na Secretaria Municipal de Saúde, mas até o momento não foi chamada para o procedimento. Enquanto isso, permanece em casa, em constante sofrimento. “Ela sente muita dor todos os dias. Vai à UPA, toma injeção, a dor alivia, mas não passa”, relatou uma sobrinha.
A demora na realização da cirurgia preocupa a família, que teme o agravamento do quadro clínico da paciente. Uma ultrassonografia realizada no mês de janeiro indicou um diagnóstico de Nefrolitíase não obstrutiva bilateral, que refere-se à presença de cálculos renais em ambos os rins, mas sem que estes cálculos causem obstrução ao fluxo urinário.
A avaliação pré-operatória já foi realizada e o risco cirúrgico cardiovascular entregue no dia 30 de maio. Porém, até o momento, sem qualquer avanço em relação à marcação do procedimento.
Diante do apelo, o Patos Online entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde para buscar informações sobre o caso e saber o motivo da demora no agendamento da cirurgia, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.
O espaço segue aberto para que a secretaria possa se manifestar e esclarecer a situação da paciente, bem como informar prazos e providências que estejam sendo tomadas.
Por Patos Online
Mín. 19° Máx. 34°