
A equipe do Patos Online recebeu na última quinta-feira (31) um apelo da família da senhora Fátima Lúcia Dias Fernandes, de 58 anos, que sofre com fortes dores causadas por cálculos renais e aguarda, há mais de 25 dias, a realização de uma cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Patos.
Segundo familiares, Fátima já deu entrada com o encaminhamento na Secretaria Municipal de Saúde, mas até o momento não foi chamada para o procedimento. Enquanto isso, permanece em casa, em constante sofrimento. “Ela sente muita dor todos os dias. Vai à UPA, toma injeção, a dor alivia, mas não passa”, relatou uma sobrinha.
A demora na realização da cirurgia preocupa a família, que teme o agravamento do quadro clínico da paciente. Uma ultrassonografia realizada no mês de janeiro indicou um diagnóstico de Nefrolitíase não obstrutiva bilateral, que refere-se à presença de cálculos renais em ambos os rins, mas sem que estes cálculos causem obstrução ao fluxo urinário.
A avaliação pré-operatória já foi realizada e o risco cirúrgico cardiovascular entregue no dia 30 de maio. Porém, até o momento, sem qualquer avanço em relação à marcação do procedimento.
Diante do apelo, o Patos Online entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde para buscar informações sobre o caso e saber o motivo da demora no agendamento da cirurgia, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.
O espaço segue aberto para que a secretaria possa se manifestar e esclarecer a situação da paciente, bem como informar prazos e providências que estejam sendo tomadas.
Por Patos Online
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos
Nota de falecimento Morre em Patos Maria Eleuteria de Assis, aos 84 anos
Problema comum Moradora da Zona Oeste de Patos reclama de galeria estourada e buracos próximos a uma creche municipal
Problemática Moradores denunciam incêndios criminosos recorrentes no bairro Bivar Olinto, em Patos
Luto! Morre em Patos Maria do Socorro Ferreira da Costa, ex-funcionária da UFCG, aos 78 anos Mín. 23° Máx. 37°