Quarta, 05 de Novembro de 2025
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Política Prisão Domiciliar

Ministro Alexandre de Moraes determina prisão domiciliar de Jair Bolsonaro por descumprimento de medidas cautelares

Segundo Moraes, Bolsonaro teria utilizado perfis de aliados e familiares, incluindo seus três filhos parlamentares, para divulgar mensagens com conteúdo ofensivo ao Supremo, desrespeitando a proibição de manter qualquer atividade nas redes sociais.

04/08/2025 às 18h25 Atualizada em 04/08/2025 às 23h55
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: Isac Nóbrega/PR
Foto: Isac Nóbrega/PR

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (4) a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão foi motivada pelo descumprimento de medidas cautelares, com a utilização indireta das redes sociais para instigar ataques ao STF e apoiar intervenções estrangeiras no Judiciário brasileiro.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

Segundo Moraes, Bolsonaro teria utilizado perfis de aliados e familiares, incluindo seus três filhos parlamentares, para divulgar mensagens com conteúdo ofensivo ao Supremo, desrespeitando a proibição de manter qualquer atividade nas redes sociais.

“Não há dúvidas de que houve o descumprimento da medida cautelar imposta a Jair Messias Bolsonaro”, afirmou o ministro, ao justificar a aplicação de medidas mais severas.

Medidas impostas por Moraes

Com a nova determinação, Bolsonaro deverá cumprir prisão domiciliar em sua residência oficial, estando sujeito às seguintes restrições:

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas
  • Uso de tornozeleira eletrônica;
  • Proibição de visitas, exceto por familiares próximos e advogados;
  • Recolhimento de todos os celulares e dispositivos eletrônicos presentes no local.

De acordo com Moraes, mesmo sem usar diretamente seus perfis, Bolsonaro teria produzido conteúdos deliberadamente destinados à publicação por terceiros, mantendo influência ativa no debate político digital e contornando as restrições judiciais.

O ministro também afirmou que a conduta do ex-presidente demonstra a necessidade de medidas mais rigorosas, a fim de evitar a reiteração de condutas ilícitas no curso do processo.

“As condutas de JAIR MESSIAS BOLSONARO desrespeitando, deliberadamente, às decisões proferidas por esta SUPREMA CORTE, demonstra a necessidade e adequação de medidas mais gravosas de modo a evitar a contínua reiteração delitiva do réu, mesmo com a imposição de medidas cautelares diversas da prisão”, escreveu o ministro.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Contexto e repercussão

A decisão ocorre em meio a diversas investigações que tramitam no STF envolvendo Bolsonaro, entre elas o inquérito das milícias digitais e a apuração sobre tentativa de golpe de Estado. A defesa do ex-presidente ainda não se pronunciou oficialmente sobre a nova medida.

A determinação de prisão domiciliar marca mais um capítulo na crescente tensão entre o ex-chefe do Executivo e o Judiciário, especialmente com o ministro Alexandre de Moraes, relator de várias ações que envolvem o entorno bolsonarista.

A notícia repercutiu fortemente no meio político, com aliados de Bolsonaro classificando a decisão como excessiva, enquanto opositores defenderam o endurecimento das medidas judiciais diante do suposto desrespeito às determinações da Corte.

Por Patos Online
Com informações do g1

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 11h01 - Fonte: ClimaTempo
35°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 38°

Qui 35°C 22°C
Sex 37°C 22°C
Sáb 37°C 23°C
Dom 38°C 23°C
Seg 38°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras