
Em meio a protestos de parlamentares da oposição contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), determinou o encerramento da sessão plenária desta terça-feira (5) e convocou uma reunião de líderes para esta quarta-feira (6).
Motta, que cumpre agenda oficial em João Pessoa, capital da Paraíba, anunciou a decisão por meio das redes sociais. “Determinei o encerramento da sessão do dia de hoje e amanhã chamarei reunião de líderes para tratar da pauta, que sempre será definida com base no diálogo e no respeito institucional”, publicou o deputado em sua conta no X (antigo Twitter). “O Parlamento deve ser a ponte para o entendimento”, completou.
A medida foi tomada após deputados aliados de Bolsonaro ocuparem a mesa do plenário da Câmara, em protesto contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente. No Senado, senadores da oposição também realizaram manifestações semelhantes, exigindo a pauta de anistia aos condenados do 8 de janeiro e o impeachment do ministro do STF.
Durante evento público nesta quarta-feira (6), Hugo Motta reiterou sua posição de não comentar decisões judiciais. “Não cabe ao presidente da Câmara, nem a ninguém, comentar ou tentar qualificar essa ou aquela decisão judicial. Há um processo em curso, e é nele que se deve discutir: com os advogados falando nos autos, e os juízes decidindo”, afirmou.
O presidente da Câmara também destacou a importância do respeito ao devido processo legal e o direito à ampla defesa. “Existem os dois lados dessa história, e é legítimo que todos tenham o direito de se defender. Mas decisão judicial deve ser cumprida”, concluiu.
A expectativa agora é de que a reunião de líderes nesta quarta-feira (6) defina os próximos passos da pauta legislativa e tente conter a tensão provocada pelas ações da oposição no Congresso Nacional.
Por Patos Online
Com CNN Brasil
Eleições 2026 Cicinho Lima destaca crescimento político de Nabor Wanderley e aposta em chapa com João Azevêdo para 2026
Eleições 2026 Pré-candidatura de Nabor Wanderley amplia apoios pela Paraíba na corrida por vaga ao Senado
Fala à imprensa “Houve matança”, diz Lula sobre megaoperação contra o Comando Vermelho, que deixou 121 mortos no Rio de Janeiro
Posicionamento Nabor descarta intenção de buscar o apoio de Cícero Lucena para o pleito de 2026
Conscientização Secretaria de Meio Ambiente de Matureia lança o Projeto Cidade Limpa
Eleições 2026 Nabor Wanderley amplia força política e recebe apoios de Jane e Emerson Panta, em Santa Rita
Nova Emenda Vereadora Tide Eduardo destaca aprovação de lei que permite a vereadores assumirem cargos no Governo do Estado sem perder o mandato
Falta de Vascular Vereador Galeguinho da Van cobra presença de médico angiologista para atender paciente no Frei Damião, em Patos
Convênio Prefeitura de Cacimba de Areia firma convênio com o UNIFIP para estágio de universitários no município Mín. 22° Máx. 38°