
Em meio a protestos de parlamentares da oposição contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), determinou o encerramento da sessão plenária desta terça-feira (5) e convocou uma reunião de líderes para esta quarta-feira (6).
Motta, que cumpre agenda oficial em João Pessoa, capital da Paraíba, anunciou a decisão por meio das redes sociais. “Determinei o encerramento da sessão do dia de hoje e amanhã chamarei reunião de líderes para tratar da pauta, que sempre será definida com base no diálogo e no respeito institucional”, publicou o deputado em sua conta no X (antigo Twitter). “O Parlamento deve ser a ponte para o entendimento”, completou.
A medida foi tomada após deputados aliados de Bolsonaro ocuparem a mesa do plenário da Câmara, em protesto contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente. No Senado, senadores da oposição também realizaram manifestações semelhantes, exigindo a pauta de anistia aos condenados do 8 de janeiro e o impeachment do ministro do STF.
Durante evento público nesta quarta-feira (6), Hugo Motta reiterou sua posição de não comentar decisões judiciais. “Não cabe ao presidente da Câmara, nem a ninguém, comentar ou tentar qualificar essa ou aquela decisão judicial. Há um processo em curso, e é nele que se deve discutir: com os advogados falando nos autos, e os juízes decidindo”, afirmou.
O presidente da Câmara também destacou a importância do respeito ao devido processo legal e o direito à ampla defesa. “Existem os dois lados dessa história, e é legítimo que todos tenham o direito de se defender. Mas decisão judicial deve ser cumprida”, concluiu.
A expectativa agora é de que a reunião de líderes nesta quarta-feira (6) defina os próximos passos da pauta legislativa e tente conter a tensão provocada pelas ações da oposição no Congresso Nacional.
Por Patos Online
Com CNN Brasil
Cassado! STF rejeita pedido liminar de André Coutinho para suspender cassação em Cabedelo
Apoio confirmado Damião Feliciano declara voto em Lucas, Nabor e João Azevêdo para 2026
Dosimetria Motta diz que STF decidirá caso a caso quem terá direito à dosimetria
Câmara de Patos Presidente da Câmara de Patos apresenta balanço das atividades legislativas de 2025
Ação parlamentar Samuel Pinto destaca trabalho nos primeiros meses de mandato e reforça parceria com o Governo Municipal
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com Mín. 23° Máx. 37°