
Moradores da Rua Vereador Rênio Araújo Torres, no bairro Salgadinho, em Patos, procuraram o Patos Online para denunciar a paralisação de uma obra de calçamento que, segundo eles, havia sido prometida e chegou a ser iniciada com a demarcação do trecho pelos trabalhadores da prefeitura.
De acordo com o relato, a execução foi interrompida após os engenheiros responsáveis afirmarem que não seria possível prosseguir sem a instalação de uma galeria para escoamento adequado, o que exigiria mudanças por parte dos próprios moradores. Ainda segundo a denúncia, alguns residentes não aceitaram as exigências e, por isso, o serviço teria sido suspenso.
Os moradores alegam que a Prefeitura passou a notificar cada residência, determinando que os proprietários façam o encanamento adequado para impedir que o esgoto escorra pela rua, sob pena de multa.
A reportagem procurou a gestão municipal para esclarecer a situação.
O secretário de Infraestrutura, Bomfim Júnior, afirmou que “os moradores foram notificados pela Secretaria de Urbanismo e pelo Meio Ambiente por causa do lançamento de esgoto a céu aberto na rua e de fossas sépticas construídas nas calçadas de forma irregular”.
Já o secretário de Meio Ambiente, Alex Wagner, em nota, informou que as notificações se referem a irregularidades no descarte de esgoto.
As notificações estão sendo feitas em relação ao lançamento de esgoto na rua. O que é uma irregularidade.
Toda residência precisa ter fossa séptica e sumidouro. É uma obrigatoriedade na construção de uma casa. O que acontece é que muitas residências constroem de forma irregular e não têm. Ou, as construções que possuem, mas, por não quererem fazer o desgotamento ou limpeza que é necessário, acabam fazendo ligações irregulares para terrenos, ruas ou recursos hídricos. O que novamente, é irregular e entra como infração ambiental, cabendo ao meio ambiente notificar e aplicar multas para solução do problema.
Por Patos Online
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos
Nota de falecimento Morre em Patos Maria Eleuteria de Assis, aos 84 anos
Problema comum Moradora da Zona Oeste de Patos reclama de galeria estourada e buracos próximos a uma creche municipal
Problemática Moradores denunciam incêndios criminosos recorrentes no bairro Bivar Olinto, em Patos
Luto! Morre em Patos Maria do Socorro Ferreira da Costa, ex-funcionária da UFCG, aos 78 anos Mín. 23° Máx. 37°