Moradores da Rua Vereador Rênio Araújo Torres, no bairro Salgadinho, em Patos, procuraram o Patos Online para denunciar a paralisação de uma obra de calçamento que, segundo eles, havia sido prometida e chegou a ser iniciada com a demarcação do trecho pelos trabalhadores da prefeitura.
De acordo com o relato, a execução foi interrompida após os engenheiros responsáveis afirmarem que não seria possível prosseguir sem a instalação de uma galeria para escoamento adequado, o que exigiria mudanças por parte dos próprios moradores. Ainda segundo a denúncia, alguns residentes não aceitaram as exigências e, por isso, o serviço teria sido suspenso.
Os moradores alegam que a Prefeitura passou a notificar cada residência, determinando que os proprietários façam o encanamento adequado para impedir que o esgoto escorra pela rua, sob pena de multa.
A reportagem procurou a gestão municipal para esclarecer a situação.
O secretário de Infraestrutura, Bomfim Júnior, afirmou que “os moradores foram notificados pela Secretaria de Urbanismo e pelo Meio Ambiente por causa do lançamento de esgoto a céu aberto na rua e de fossas sépticas construídas nas calçadas de forma irregular”.
Já o secretário de Meio Ambiente, Alex Wagner, em nota, informou que as notificações se referem a irregularidades no descarte de esgoto.
As notificações estão sendo feitas em relação ao lançamento de esgoto na rua. O que é uma irregularidade.
Toda residência precisa ter fossa séptica e sumidouro. É uma obrigatoriedade na construção de uma casa. O que acontece é que muitas residências constroem de forma irregular e não têm. Ou, as construções que possuem, mas, por não quererem fazer o desgotamento ou limpeza que é necessário, acabam fazendo ligações irregulares para terrenos, ruas ou recursos hídricos. O que novamente, é irregular e entra como infração ambiental, cabendo ao meio ambiente notificar e aplicar multas para solução do problema.
Por Patos Online
Mín. 21° Máx. 37°