A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil voltou a criticar neste sábado (9/8), nas redes sociais, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). No X, o perfil da embaixada republicou a versão traduzida do texto postado, mais cedo, pelo vice-secretário de Estado dos EUA, Christopher Landau.
Na publicação, Landau afirmou que “um único ministro do STF usurpou o poder ditatorial” para ameaçar líderes do Legislativo e Executivo, no Brasil.
Confira a manifestação da Embaixada dos EUA:
A separação dos poderes de um Estado é a maior garantia de liberdade já concebida pela humanidade. Nenhum poder, nem mesmo uma pessoa, pode acumular autoridade excessiva se for controlada pelos demais. Mas uma separação formal não significa nada se um dos poderes tiver meios de… https://t.co/CjJolkmYxn
— Embaixada EUA Brasil (@EmbaixadaEUA) August 9, 2025
Landau, que é vice do secretário de Marco Rubio, afirmou querer retomar amizade com a nação brasileira, mas que se encontra em um beco sem saída.
“Sempre é possível negociar com líderes dos poderes Executivos ou Legislativos de um país, mas não com um juiz, que deve manter a aparência de que todas as suas ações são ditadas pela lei. Assim, nos encontramos em um beco sem saída, o usurpador se reveste do Estado de Direito, enquanto os demais poderes afirmam estar impotentes para reagir”, afirma.
Apesar de não ter o nome citado, essa é mais uma declaração que se soma ao ataques contra o Ministro do STF, Alexandre Moraes, que é alvo da Lei Magnitsky. A medida tem entre as punições previstas o bloqueio de bens e contas nos EUA e a proibição de entrada em território norte-americano.
O endurecimento das críticas ocorre em um momento em que o governo de Donald Trump tem confrontado decisões de Moraes no julgamento sobre o envolvimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na suposta tentativa de golpe de Estado. Também estão no radar do republicano determinações que ordenaram a remoção de conteúdos nas redes sociais de bolsonaristas investigados.
Fonte: Metrópoles
Mín. 21° Máx. 37°