
A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Executiva de Juventude, deu início na sexta-feira, 8 de agosto, à programação do Agosto das Juventudes, mês dedicado a ouvir, acolher e fortalecer os jovens patoenses. A primeira ação aconteceu na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Lynaldo Cavalcanti, no bairro Mutirão, reunindo estudantes em atividades de promoção à saúde mental.
Com o tema “Saúde Mental: Juventude que fala, sente e transforma”, a iniciativa foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Mental e da Atenção Primária em Saúde, com apoio e articulação de Caio e Brenda, representando o secretário executivo de Juventude, Ulisses Neto.
A programação incluiu rodas de conversa, escuta terapêutica com psicólogos, encaminhamentos para atendimento especializado e dinâmicas interativas. O objetivo foi promover um espaço de diálogo e acolhimento, tratando de temas como depressão, ansiedade e prevenção ao suicídio.
A coordenadora de Saúde Mental, Júlia Sulpino, destacou a importância da parceria para ampliar o cuidado com os jovens.
“É de extrema importância que a gente cuide da saúde mental dos nossos jovens. Hoje vivemos uma realidade de índices elevados de depressão, ansiedade e suicídio. Trazer profissionais para dentro da escola significa criar um momento dinâmico, de aprendizado e escuta, com impactos que vão além de um único dia. Durante todo o mês, novas ações serão realizadas, fortalecendo nossa rede de atenção”, afirmou.
O secretário executivo de Juventude, Ulisses Neto, acompanhou o lançamento estadual do Agosto das Juventudes, em Campina Grande, e ressaltou que Patos iniciou simultaneamente a programação nas escolas.
“Nossa equipe esteve na ECIT Lynaldo Cavalcanti levando psicólogos, psiquiatras e rodas de conversa para detectar necessidades e encaminhar alunos ao atendimento especializado. Agosto terá diversas atividades, e vamos usar todos os canais de comunicação para mobilizar a juventude, fortalecer políticas públicas e oferecer um futuro com mais oportunidades”, disse.
A psicóloga do CAPS Infantil, Rafaela dos Santos Lima, ressaltou que o ambiente escolar é um espaço estratégico para ações de prevenção. “Muitos adolescentes não conseguem expressar o que sentem. O projeto traz oportunidade para que se sintam acolhidos e compreendidos”, afirmou.
Para a estudante Marta Morais, a ação trouxe reflexões importantes. “A saúde mental é fundamental para sabermos lidar com desafios e manter uma vida plena”, disse.
O residente em saúde mental Hélio Costa destacou que a iniciativa também combate estigmas. “Queremos mostrar que os serviços de saúde mental vão muito além do que é visto nas redes sociais, e que eles existem para cuidar e prevenir”, completou.
O Agosto das Juventudes seguirá com novas atividades ao longo do mês, envolvendo escolas municipais, estaduais e particulares, sempre com foco em escutar e cuidar da juventude patoense.
Secom – Prefeitura de Patos





Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos
Nota de falecimento Morre em Patos Maria Eleuteria de Assis, aos 84 anos
Problema comum Moradora da Zona Oeste de Patos reclama de galeria estourada e buracos próximos a uma creche municipal
Problemática Moradores denunciam incêndios criminosos recorrentes no bairro Bivar Olinto, em Patos
Luto! Morre em Patos Maria do Socorro Ferreira da Costa, ex-funcionária da UFCG, aos 78 anos Mín. 23° Máx. 37°