
A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Executiva de Juventude, deu início na sexta-feira, 8 de agosto, à programação do Agosto das Juventudes, mês dedicado a ouvir, acolher e fortalecer os jovens patoenses. A primeira ação aconteceu na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Lynaldo Cavalcanti, no bairro Mutirão, reunindo estudantes em atividades de promoção à saúde mental.
Com o tema “Saúde Mental: Juventude que fala, sente e transforma”, a iniciativa foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Mental e da Atenção Primária em Saúde, com apoio e articulação de Caio e Brenda, representando o secretário executivo de Juventude, Ulisses Neto.
A programação incluiu rodas de conversa, escuta terapêutica com psicólogos, encaminhamentos para atendimento especializado e dinâmicas interativas. O objetivo foi promover um espaço de diálogo e acolhimento, tratando de temas como depressão, ansiedade e prevenção ao suicídio.
A coordenadora de Saúde Mental, Júlia Sulpino, destacou a importância da parceria para ampliar o cuidado com os jovens.
“É de extrema importância que a gente cuide da saúde mental dos nossos jovens. Hoje vivemos uma realidade de índices elevados de depressão, ansiedade e suicídio. Trazer profissionais para dentro da escola significa criar um momento dinâmico, de aprendizado e escuta, com impactos que vão além de um único dia. Durante todo o mês, novas ações serão realizadas, fortalecendo nossa rede de atenção”, afirmou.
O secretário executivo de Juventude, Ulisses Neto, acompanhou o lançamento estadual do Agosto das Juventudes, em Campina Grande, e ressaltou que Patos iniciou simultaneamente a programação nas escolas.
“Nossa equipe esteve na ECIT Lynaldo Cavalcanti levando psicólogos, psiquiatras e rodas de conversa para detectar necessidades e encaminhar alunos ao atendimento especializado. Agosto terá diversas atividades, e vamos usar todos os canais de comunicação para mobilizar a juventude, fortalecer políticas públicas e oferecer um futuro com mais oportunidades”, disse.
A psicóloga do CAPS Infantil, Rafaela dos Santos Lima, ressaltou que o ambiente escolar é um espaço estratégico para ações de prevenção. “Muitos adolescentes não conseguem expressar o que sentem. O projeto traz oportunidade para que se sintam acolhidos e compreendidos”, afirmou.
Para a estudante Marta Morais, a ação trouxe reflexões importantes. “A saúde mental é fundamental para sabermos lidar com desafios e manter uma vida plena”, disse.
O residente em saúde mental Hélio Costa destacou que a iniciativa também combate estigmas. “Queremos mostrar que os serviços de saúde mental vão muito além do que é visto nas redes sociais, e que eles existem para cuidar e prevenir”, completou.
O Agosto das Juventudes seguirá com novas atividades ao longo do mês, envolvendo escolas municipais, estaduais e particulares, sempre com foco em escutar e cuidar da juventude patoense.
Secom – Prefeitura de Patos





Luto! Familiares comunicam o falecimento do vigia e professor Ítallo Barbosa, em Patos
Iniciação ao Esporte Diretor do CIE de Patos anuncia planejamento conjunto com a Secretaria de Educação para iniciar atividades esportivas em 2026 com várias modalidades
Cantata Natalina Coral Municipal de Patos realiza segunda Cantata Natalina, desta vez no Patos Shopping
Leilão público Prefeitura de Patos anuncia leilão público de bens inservíveis para o próximo dia 26 de novembro
Abastecimento Cagepa investe R$4,7 milhões na construção de adutora de água tratada em Vista Serrana
Concurso público Idecan publica novo aditivo ao edital do concurso público da Guarda Civil de Patos e exclui itens que previam eliminação automática de candidatos
Sem pauta Hugo Motta diz que não pautará projeto de anistia e que o assunto dificulta andamento de pautas importantes para o país
Caged Patos tem mais de 14,9 mil trabalhadores com carteira assinada e registra crescimento de 7,61% nos últimos 12 meses
Pedido de ajuda Internauta pede ajuda para cachorro ferido no bairro São Sebastião, em Patos Mín. 23° Máx. 37°