A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Executiva de Juventude, deu início na sexta-feira, 8 de agosto, à programação do Agosto das Juventudes, mês dedicado a ouvir, acolher e fortalecer os jovens patoenses. A primeira ação aconteceu na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Lynaldo Cavalcanti, no bairro Mutirão, reunindo estudantes em atividades de promoção à saúde mental.
Com o tema “Saúde Mental: Juventude que fala, sente e transforma”, a iniciativa foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Mental e da Atenção Primária em Saúde, com apoio e articulação de Caio e Brenda, representando o secretário executivo de Juventude, Ulisses Neto.
A programação incluiu rodas de conversa, escuta terapêutica com psicólogos, encaminhamentos para atendimento especializado e dinâmicas interativas. O objetivo foi promover um espaço de diálogo e acolhimento, tratando de temas como depressão, ansiedade e prevenção ao suicídio.
A coordenadora de Saúde Mental, Júlia Sulpino, destacou a importância da parceria para ampliar o cuidado com os jovens.
“É de extrema importância que a gente cuide da saúde mental dos nossos jovens. Hoje vivemos uma realidade de índices elevados de depressão, ansiedade e suicídio. Trazer profissionais para dentro da escola significa criar um momento dinâmico, de aprendizado e escuta, com impactos que vão além de um único dia. Durante todo o mês, novas ações serão realizadas, fortalecendo nossa rede de atenção”, afirmou.
O secretário executivo de Juventude, Ulisses Neto, acompanhou o lançamento estadual do Agosto das Juventudes, em Campina Grande, e ressaltou que Patos iniciou simultaneamente a programação nas escolas.
“Nossa equipe esteve na ECIT Lynaldo Cavalcanti levando psicólogos, psiquiatras e rodas de conversa para detectar necessidades e encaminhar alunos ao atendimento especializado. Agosto terá diversas atividades, e vamos usar todos os canais de comunicação para mobilizar a juventude, fortalecer políticas públicas e oferecer um futuro com mais oportunidades”, disse.
A psicóloga do CAPS Infantil, Rafaela dos Santos Lima, ressaltou que o ambiente escolar é um espaço estratégico para ações de prevenção. “Muitos adolescentes não conseguem expressar o que sentem. O projeto traz oportunidade para que se sintam acolhidos e compreendidos”, afirmou.
Para a estudante Marta Morais, a ação trouxe reflexões importantes. “A saúde mental é fundamental para sabermos lidar com desafios e manter uma vida plena”, disse.
O residente em saúde mental Hélio Costa destacou que a iniciativa também combate estigmas. “Queremos mostrar que os serviços de saúde mental vão muito além do que é visto nas redes sociais, e que eles existem para cuidar e prevenir”, completou.
O Agosto das Juventudes seguirá com novas atividades ao longo do mês, envolvendo escolas municipais, estaduais e particulares, sempre com foco em escutar e cuidar da juventude patoense.
Secom – Prefeitura de Patos
Mín. 21° Máx. 37°