Jorge Sampaoli está de volta ao Atlético-MG, oficializou o clube na noite desta terça-feira (2). O treinador argentino chegou a um acordo com a direção do Galo e assumirá o comando da equipe após a demissão de Cuca, que não resistiu à derrota por 2 a 0 para o rival Cruzeiro no jogo de ida nas quartas de final da Copa do Brasil.
O técnico volta ao clube em que teve uma passagem intensa nos bastidores, mas que acabou de maneira fria após o fim do Brasileirão de 2020, que só foi concluído em fevereiro de 2021 por conta da pandemia de COVID-19.
Sampaoli comandou o Atlético-MG em 45 jogos, com 26 vitórias, 9 empates e 10 derrotas. O treinador conquistou o título do Campeonato Mineiro de 2020, deixando o time na zona de classificação direta à CONMEBOL Libertadores de 2021.
O argentino teve passagens por Olympique de Marselha, Sevilla, Flamengo e Rennes desde a saída do clube mineiro, sem títulos conquistados.
Em sua segunda passagem pelo Galo, Sampaoli assina vínculo válido até o final de 2027.
Como a ESPN informou, Jorge Sampaoli se reuniu com a diretoria do Atlético-MG na manhã desta terça-feira (2) para ouvir os detalhes do projeto esportivo do clube.
Segundo soube e ESPN, a prioridade de Sampaoli é poder brigar nos próximos anos com Palmeiras e Flamengo pelos principais títulos nacionais e internacionais.
De acordo com a apuração, um retorno ao clube era considerado possível por conta da avaliação positiva do técnico em relação ao elenco. A pessoas próximas, Sampaoli disse que enxergava o plantel atleticano "sem carências". O entendimento era de que havia um cenário positivo para um bom trabalho.
Ainda segundo soube a ESPN, Sampaoli sofria resistência nos bastidores por parte de Rafael Menin, um dos investidores da SAF do Galo, principalmente por conta do comportamento do treinador na primeira passagem pelo Atlético-MG.
Dono de um temperamento forte, o argentino costumava restringir a presença de dirigentes e convidados ilustres nos treinos e dia a dia do elenco. Esse tipo de postura, entretanto, teria mudado nos últimos trabalhos do treinador, entre eles o Flamengo.
Há nos bastidores do Galo o entendimento de que essa resistência ao nome de Sampaoli poderia ser contornada agora. E um dos principiais fatores a favor do técnico é justamente a avaliação positiva sobre o trabalho visto no campo.
Além de trabalhar na construção do elenco com a chegada de nomes importantes como Júnior Alonso, Alan Franco, Mariano e Vargas, por exemplo, Sampaoli foi peça-chave na montagem do grupo que conquistou os títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil em 2021.
Cruzeiro (F): 11/9, 19h30 (de Brasília) - Copa do Brasil
Santos (C): 14/9, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Bolívar (F): 17/9, 19h (de Brasília) - CONMEBOL Sul-Americana
Fonte: ESPN
Mín. 18° Máx. 34°