O clima ameno e chuvoso desta sexta-feira (5) pegou os moradores de Patos e cidades vizinhas de surpresa. Logo pela manhã, houve garoa e precipitações isoladas em diferentes bairros da Capital do Sertão, enquanto chuvas foram registradas em Santa Terezinha, Emas e Malta, por exemplo, no início da tarde.
O fenômeno chama atenção por acontecer em setembro, período tradicionalmente marcado pelo calor intenso e pela baixa umidade no Sertão paraibano. Historicamente, as chuvas na região concentram-se no primeiro semestre, entre janeiro e junho, dando lugar a meses de clima seco no segundo período do ano, que se estendem até dezembro.
De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), a instabilidade está associada à formação de nebulosidade baixa sobre grande parte do estado. O deslocamento de umidade vinda do oceano Atlântico, trazida pelos ventos alísios de sudeste, favoreceu a ocorrência de chuvas intercaladas por períodos de estiagem nas regiões do Litoral, Agreste e Brejo, com reflexos também no Sertão.
Segundo dados da AESA, as temperaturas mínimas registradas na madrugada desta sexta-feira ficaram em 21,7ºC em Patos, 19,0ºC em Bananeiras e 18,9ºC em Monteiro.
O registro de chuvas em pleno mês de setembro renova a expectativa dos moradores sertanejos, que, mesmo acostumados ao calor desta época do ano, sempre celebram a chegada inesperada da chuva.
Por Felipe Vilar - Patos Online
Mín. 23° Máx. 31°