
O clima ameno e chuvoso desta sexta-feira (5) pegou os moradores de Patos e cidades vizinhas de surpresa. Logo pela manhã, houve garoa e precipitações isoladas em diferentes bairros da Capital do Sertão, enquanto chuvas foram registradas em Santa Terezinha, Emas e Malta, por exemplo, no início da tarde.
O fenômeno chama atenção por acontecer em setembro, período tradicionalmente marcado pelo calor intenso e pela baixa umidade no Sertão paraibano. Historicamente, as chuvas na região concentram-se no primeiro semestre, entre janeiro e junho, dando lugar a meses de clima seco no segundo período do ano, que se estendem até dezembro.
De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), a instabilidade está associada à formação de nebulosidade baixa sobre grande parte do estado. O deslocamento de umidade vinda do oceano Atlântico, trazida pelos ventos alísios de sudeste, favoreceu a ocorrência de chuvas intercaladas por períodos de estiagem nas regiões do Litoral, Agreste e Brejo, com reflexos também no Sertão.
Segundo dados da AESA, as temperaturas mínimas registradas na madrugada desta sexta-feira ficaram em 21,7ºC em Patos, 19,0ºC em Bananeiras e 18,9ºC em Monteiro.
O registro de chuvas em pleno mês de setembro renova a expectativa dos moradores sertanejos, que, mesmo acostumados ao calor desta época do ano, sempre celebram a chegada inesperada da chuva.
Por Felipe Vilar - Patos Online
Aniversário de Patos Durante sessão especial, vice-governador Lucas Ribeiro destaca avanços em Patos e recebe título de Cidadão Patoense
Churrasco Procon/Patos realiza pesquisa de preço de kit de churrasco
Homenagem Patos celebra 122 anos de elevação à categoria de cidade em Sessão Solene na Câmara Municipal
Reconhecimento Lucas Ribeiro recebe título de cidadão patoense durante celebração dos 122 anos de Patos
Vaquinha solidária Família patoense que teve casa atingida por incêndio faz vaquinha solidária para reconstruir moradia
Outubro Rosa Mastologista Ana Rita Guedes reforça importância da prevenção ao câncer de mama no Hospital do Bem
UPA Médico da UPA do Jatobá alerta para a baixa umidade do ar e o risco de problemas respiratórios em Patos
Vazamento de gás Incêndio é registrado em residência no bairro Monte Castelo, em Patos; vazamento em botijão de gás pode ter provocado as chamas
Hospital Regional Complexo Hospitalar de Patos realiza 33 cirurgias e atende 275 pacientes durante o fim de semana
Mín. 22° Máx. 35°