Os docentes dos quatro campi da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) confirmaram adesão à Paralisação Nacional contra a Reforma Administrativa, marcada para os dias 10 e 11 de setembro. A decisão foi tomada em Assembleia Geral do Sindicato dos Docentes da UFPB (Adufpb), realizada na última quinta-feira (4), e divulgada nesta segunda-feira (8).
Durante os dois dias de paralisação, os professores participarão de atividades de mobilização e debates nos campi da instituição, discutindo os impactos da reforma proposta pelo governo sobre o funcionalismo público.
O presidente da Adufpb, professor Edson Franco, convocou a categoria a se engajar na luta. “É fundamental que os/as docentes conversem com seus/suas colegas e compreendam a gravidade dessa reforma, que ameaça destruir o serviço público no Brasil”, destacou em mensagem publicada nas redes sociais.
Além da mobilização local, a entidade informou que ações conjuntas com outros sindicatos também serão realizadas em âmbito nacional. Em Brasília, representações de diversas categorias de servidores devem se reunir ao longo de setembro em manifestações para tentar barrar a tramitação da proposta no Congresso.
A paralisação faz parte de um calendário nacional de lutas contra a Reforma Administrativa, apontada por sindicatos e movimentos sociais como uma ameaça à estabilidade e aos direitos do funcionalismo público brasileiro.
Por Patos Online
Com informações do ClickPB
Mín. 20° Máx. 34°