
Os docentes dos quatro campi da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) confirmaram adesão à Paralisação Nacional contra a Reforma Administrativa, marcada para os dias 10 e 11 de setembro. A decisão foi tomada em Assembleia Geral do Sindicato dos Docentes da UFPB (Adufpb), realizada na última quinta-feira (4), e divulgada nesta segunda-feira (8).
Durante os dois dias de paralisação, os professores participarão de atividades de mobilização e debates nos campi da instituição, discutindo os impactos da reforma proposta pelo governo sobre o funcionalismo público.
O presidente da Adufpb, professor Edson Franco, convocou a categoria a se engajar na luta. “É fundamental que os/as docentes conversem com seus/suas colegas e compreendam a gravidade dessa reforma, que ameaça destruir o serviço público no Brasil”, destacou em mensagem publicada nas redes sociais.
Além da mobilização local, a entidade informou que ações conjuntas com outros sindicatos também serão realizadas em âmbito nacional. Em Brasília, representações de diversas categorias de servidores devem se reunir ao longo de setembro em manifestações para tentar barrar a tramitação da proposta no Congresso.
A paralisação faz parte de um calendário nacional de lutas contra a Reforma Administrativa, apontada por sindicatos e movimentos sociais como uma ameaça à estabilidade e aos direitos do funcionalismo público brasileiro.
Por Patos Online
Com informações do ClickPB
Em dose dupla Irmãs gêmeas paraibanas são aprovadas em 1º lugar em cursos e universidades federais diferentes: 'Reflexo da nossa relação'
Volta ás aulas Entrega de kits escolares beneficia alunos da zona rural em Catingueira
EDUCAÇÃO Prefeitura de São José de Espinharas anuncia entrega de novos kits escolares para alunos da rede municipal
Falta de professor Centro Acadêmico de Engenharia denuncia falta de professores em disciplinas essenciais no IFPB Campus Patos; direção se pronuncia
Robótica Matureia faz história: única escola municipal da Paraíba a disputar o Festival Regional SESI de Robótica
Ano letivo 2026 Volta às aulas da rede municipal de Patos acontece nesta quarta-feira (4) com diversos investimentos para 2026
IF Sertão Câmara dos Deputados aprova criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano com sede em Patos
Matrículas Prazo para confirmação presencial de matrículas da rede estadual de ensino da PB termina nesta sexta (30)
Graduação Novos alunos de Engenharia Civil podem ter 60% de desconto no Unifip Mín. 22° Máx. 33°