
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (3), o projeto de lei que cria o Instituto Federal do Sertão Paraibano (IF Sertão-PB), cuja sede será no município de Patos, no Sertão da Paraíba. A proposta foi o primeiro projeto enviado pelo Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Congresso Nacional em 2026.
O texto foi incorporado ao Projeto de Lei nº 5874/25, que trata da criação de cargos de provimento efetivo no âmbito dos Ministérios da Educação e da Gestão, e teve votação simbólica. O relator da matéria foi o deputado Átila Lira (PP-PI). Agora, o projeto segue para apreciação do Senado Federal.
Ver essa foto no Instagram
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o deputado Hugo Motta comemorou a aprovação e agradeceu ao presidente Lula e ao ministro da Educação, Camilo Santana. “É a interiorização da educação superior e técnica, capacitando os nossos jovens para o futuro”, destacou.
Ver essa foto no Instagram
No início de janeiro, o prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado, Nabor Wanderley, também celebrou a iniciativa, ressaltando a importância estratégica do município. “Por conta da localização geográfica e da estrutura que já temos no nosso IF, Patos será sede da reitoria. Isso fortalece toda a Paraíba, porque mais oportunidades serão criadas”, afirmou.
De acordo com o projeto, o novo instituto será criado a partir do desmembramento do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), com o objetivo de redimensionar a rede federal no estado, ampliar a interiorização do ensino técnico e superior e garantir maior equilíbrio territorial na oferta da educação profissional.
Caso a proposta seja aprovada também pelo Senado, o Poder Executivo deverá publicar um ato regulamentando a criação do instituto. O reitor será nomeado em caráter pro tempore pelo Ministério da Educação, e, no prazo de até cinco anos, deverá ser realizada uma consulta à comunidade acadêmica para a escolha definitiva da gestão.
Conforme o texto, o reitor deverá ser docente efetivo da Rede Federal, com no mínimo cinco anos de exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica, além de possuir título de doutor ou enquadramento em classes superiores da carreira do magistério.
Atualmente, o IFPB conta com 21 campi e mais de 30 mil alunos. Com a criação do IF Sertão-PB, serão desmembrados os campi de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Itaporanga, Patos, Princesa Isabel, Santa Luzia e Sousa, que passarão a integrar a nova instituição.
Por Patos Online
Matrículas Prazo para confirmação presencial de matrículas da rede estadual de ensino da PB termina nesta sexta (30)
Graduação Novos alunos de Engenharia Civil podem ter 60% de desconto no Unifip
CORTE DE VERBAS UFPB sofre novo corte de R$ 14,3 milhões e alerta para impactos no funcionamento em 2026 Mín. 22° Máx. 37°