
A Justiça da Paraíba manteve a decisão que obriga o Município de Patos a promover a desobstrução das ruas no entorno do Mercado Público Central e do Mercado da Carne, no Centro da cidade. O caso tramita desde 2013, a partir de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Estadual após denúncias de ocupação irregular de calçadas e vias por comerciantes e ambulantes.
Em decisão liminar de 2018, já havia sido determinado que a prefeitura desocupasse as ruas José Genuíno, Pedro II, Pedro Firmino, Leôncio Wanderley, Travessa Miguel Mota e os respectivos passeios públicos. A sentença de mérito, proferida em 2020, confirmou a obrigação, estabelecendo prazo para a retirada das barracas e transferência dos comerciantes para local adequado.
Em abril de 2024, o Tribunal de Justiça da Paraíba negou seguimento a um recurso especial interposto pelo município contra o acórdão que confirmou a desobstrução das vias. O então presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva, destacou que o recurso não atendia aos requisitos legais por ausência de prequestionamento e falta de cotejo analítico em relação à divergência jurisprudencial alegada. Com isso, a decisão que obriga a desocupação das áreas foi mantida.
Em janeiro de 2025, nova decisão em 1º grau rejeitou uma impugnação apresentada pelo município contra o cumprimento da sentença. A juíza destacou que a contestação era “alheia ao feito” e com “fundamentação vazia”, ressaltando que o processo já se encontrava em fase de execução após o trânsito em julgado. A magistrada também frisou que cabia ao município comprovar, por meio idôneo, a desobstrução das vias, algo que não ocorreu, uma vez que o Ministério Público apresentou fotos mostrando que as ruas continuavam tomadas por barracas.
No último dia 19 de agosto de 2025, um despacho recente reforçou o cumprimento da sentença, após recurso interposto pelo município ter o pedido de efeito suspensivo negado pelo Tribunal de Justiça. O documento determinou ainda a intimação pessoal do prefeito de Patos para comprovar as providências adotadas, sob pena de medidas coercitivas.
Em contato com o Patos Online, o procurador-geral do município, Alexsandro Lacerda, afirmou que a diante do trânsito em julgado da decisão, a gestão irá cumpri-la e já iniciou medidas práticas:
“O município irá notificar os comerciantes que estão ocupando irregularmente a via pública, os passeios e praças. Além disso, está convocando todos para uma reunião na próxima sexta-feira (12), onde serão apresentadas alternativas para que possam continuar desenvolvendo suas atividades econômicas”, explicou.
O procurador ressaltou ainda que a gestão reconhece ser sua obrigação atender ao que foi determinado pela Justiça.
Ouça abaixo a fala do procurador:
Com a decisão em vigor, a prefeitura deve apresentar plano de retirada e realocação dos comerciantes instalados de forma irregular. Caso não haja cumprimento, o município pode sofrer penalidades, incluindo multa diária.
A expectativa é que a reunião marcada para esta sexta-feira defina os encaminhamentos e possíveis alternativas para os comerciantes que atuam no entorno do Mercado Público.
Por Felipe Vilar - Patos Online
Denúncia Moradora da zona rural de Patos denuncia demora no abastecimento de água por carro-pipa da prefeitura
Emocionante Pais do Colégio Ágape promovem ação solidária e presenteiam porteiro com moto, em Patos
Falta de água Moradores denunciam falta de água há mais de uma semana no bairro dos Estados, em Patos; Cagepa se pronuncia
Nova cirurgia Jornalista Marcos Oliveira será submetido a novo procedimento cirúrgico em Campina Grande
Carnaval 2026 Prefeitura de Patos e Liga dos Blocos anunciam programação do Carnaval de Patos 2026. Confira!
Desperdício de água Mesmo após notificação ambiental, despejo irregular de água suja continua no Luar de Angelita
Campanha solidária Família de garoto patoense de 12 anos com leucemia pede ajuda para garantir tratamento adequado
VAGAS DE EMPREGO Patos lidera oferta de vagas do Sine-PB em fevereiro com 172 oportunidades de emprego
Carnaval 2026 Programação do Carnaval 2026 de Patos será anunciada nesta segunda-feira, 2 de fevereiro Mín. 22° Máx. 37°