O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) definiu o formato do Concurso Público 2025 para os cargos de técnico-administrativo em educação (TAE) e professor da Educação Básica, Técnica e Tecnológica. O certame terá diferentes fases de avaliação, exigindo preparação específica de acordo com cada carreira.
Os candidatos a TAE farão apenas uma fase, composta por prova objetiva de múltipla escolha, com 50 questões e duração de até 4 horas. A aplicação será em um domingo, no turno da manhã.
Cada questão terá cinco alternativas (A, B, C, D e E), com apenas uma correta. A correção será eletrônica e a pontuação seguirá esta distribuição:
Será eliminado o candidato que zerar qualquer disciplina ou obtiver nota inferior a 60 pontos.
O concurso para professor contará com três fases:
Na prova didática, os critérios avaliados serão: domínio do conteúdo, clareza e organização do plano de aula, adequação da linguagem e dos recursos, contextualização e interdisciplinaridade, além da postura e interatividade do candidato.
As bancas avaliadoras serão compostas por três membros com titulação mínima de mestrado, incluindo docentes do IFPB e profissionais convidados. Todas as provas serão filmadas e arquivadas pela instituição.
O edital completo do Concurso IFPB 2025, com número de vagas, locais de prova e cronograma detalhado, será divulgado em breve. A expectativa da organização é de que o certame ultrapasse 50 mil inscritos nas duas áreas: técnico-administrativo e professor.
Por Patos Online
Com informações do Portal Correio
Mín. 21° Máx. 34°