Os professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) decidiram entrar em greve a partir da próxima segunda-feira (22). A deliberação foi tomada em assembleia geral realizada nesta quinta-feira (18) pela Associação dos Docentes da UEPB (ADUEPB).
A categoria alega que a paralisação é motivada pela crise orçamentária enfrentada pela instituição, pelo não pagamento do retroativo das progressões funcionais e pelo descumprimento da Lei de Autonomia da universidade por parte do Governo da Paraíba.
Na semana passada, os docentes já haviam realizado uma jornada de luta em diversos campi, incluindo um dia de paralisação e outro de mobilização, com o objetivo de pressionar o Governo do Estado a abrir diálogo. Até o momento, a entidade afirma que aguarda respostas a pedidos de audiência com o governador João Azevêdo, o secretário de Planejamento e Orçamento, Gilmar Martins, e o procurador-geral do Estado, Fábio Brito.
No último dia 8, representantes da categoria se reuniram com o secretário de Gestão, Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Cláudio Furtado, que teria sinalizado esforços para retomar o diálogo com outros setores da administração estadual.
Em pronunciamento após a assembleia, a presidenta da ADUEPB, Elisabete Vale, destacou os principais pontos da pauta:
“Encerramos agora a Assembleia Geral Docente em que a categoria deliberou, por ampla maioria, 70% dos professores, pela deflagração de greve que começará na próxima segunda-feira. A pauta desta greve é o pagamento retroativo das progressões funcionais, a recomposição do orçamento da universidade, tendo como parâmetro a Lei de Autonomia, que vem sendo desrespeitada pelo governo do Estado. Também exigimos concurso público já, pois temos ainda 393 professores substitutos, a convocação dos professores aprovados no cadastro de reserva do último concurso e o estabelecimento de uma mesa de negociação para discutir as perdas salariais, que hoje chegam a 22,97% apenas no governo João Azevêdo.”
Com a aprovação da greve, a paralisação das atividades acadêmicas na UEPB começará na segunda-feira (22), sem previsão de término.
A Reitoria divulgou uma nota oficial logo após a decisão da categoria, na qual ressalta que respeita a escolha dos docentes e reconhece a legitimidade do movimento sindical na defesa de seus direitos. O comunicado acrescenta ainda que aguarda o recebimento formal da pauta de reivindicações, por parte do comando de greve, para dar início a uma mesa de diálogo.
Confira a nota na íntegra:
Ver essa foto no Instagram
Por Patos Online
Mín. 20° Máx. 35°