Em noite de protestos contra a diretoria e o elenco, o São Paulo voltou a tropeçar e perdeu para o Ceará por 1 a 0 nesta segunda-feira (29), no Morumbis, desperdiçando a chance de se recuperar após eliminação na CONMEBOL Libertadores e colocando mais lenha na fogueira.
Pedro Henrique, atacante com passagem pelo Corinthians, marcou o gol solitário da vitória do Vozão, já no segundo tempo de partida no pior público da temporada na casa são-paulina.
A derrota amplia a sequência negativa do time de Hernán Crespo, agora com quatro derrotas seguidas, duas pela Libertadores e duas pela Série A. O São Paulo permanece no 7º lugar do Brasileirão, com 35 pontos, cinco a menos que o Bahia de Rogério Ceni, que fecha o almejado G-6. O Ceará de Léo Condé subiu e chegou à 11ª posição, com 31 pontos.
LDU, duas vezes, Santos na Vila Belmiro e agora Ceará: quatro derrotas consecutivas para o time pela primeira vez no ano.
Pressionado após a eliminação na competição continental, o São Paulo jogou em um Morumbis com público muito abaixo da média recente do time: 12.314. Foi, disparadamente, o menor público do ano. Pré-jogo, após convocação da Torcida Independente, principal organizada do clube, centenas de torcedores protestaram contra a diretoria e o elenco do lado de fora do estádio. O presidente Julio Casares e o diretor de futebol, Carlos Belmonte, foram os principais alvos de críticas.
Com mais uma derrota, o estádio voltou a vaiar o time, assim como na eliminação para a LDU, pela Libertadores.
Para o Ceará, a vitória foi a primeira da história do clube no Morumbis pelo Brasileirão.
Como de costume dentro de casa, o São Paulo saiu para o jogo e controlou as ações, pressionando o Ceará, mas sem conseguir se impor e transformar o volume em grandes chances.
No primeiro tempo, uma baixa importante foi Rafael Tolói, que se lesionou sozinho e saiu aos 30 minutos sentindo a coxa e sendo substituído por Sabino.
A melhor chance tricolor saiu dos pés de Ferreira, que acertou a trave após desvio, aos 36 minutos.
No início da etapa final, mais uma vez Ferreira parou na trave, depois de boa jogada cortando da esquerda para o meio e finalizando rasteiro.
O gol do Ceará, marcado por Pedro Henrique, saiu após corte de Alisson virar 'assistência' para o ex-corintiano que saiu do banco no intervalo para decidir a parada a favor do Vozão aos 10 minutos do segundo tempo. Antes de marcar, o atacante ainda driblou o goleiro Rafael e bateu para o gol vazio.
Atrás no placar, Crespo mexeu no São Paulo e tentou buscar o resultado, que não veio. Tenso e pouco criativo em campo, mesmo após a entrada de Lucas Moura, o Tricolor não fez por merecer e sofreu diante de um adversário bem organizado.
Nos acréscimos, já sob vaias, ainda deu tempo de o Ceará ameaçar ampliar o placar. O árbitro apontou pênalti, retirado após análise do VAR. Mas não havia tempo para mais nada. Sem pênalti, mas vitória por 1 a 0 garantida no Morumbis para o Vozão.
Após o apito final, mais vaias e protestos. Clima tenso no pior público do ano e quatro derrotas seguidas para o Tricolor, enquanto o Ceará conquista um grande resultado.
São Paulo: 7º colocado, com 35 pontos
Ceará: 11º colocado, com 31 pontos
Fortaleza (F): 02/10, 19h30 (de Brasília) - Brasileirão
Palmeiras (C): 05/10, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Grêmio (F): 16/10, 19h (de Brasília) - Brasileirão
Vitória (F): 2/10, 19h (de Brasília) - Brasileirão
Santos (C): 5/10, 20h30 (de Brasília) - Brasileirão
Sport (F): 15/10, 20h (de Brasília) - Brasileirão
Fonte: ESPN
Mín. 21° Máx. 34°