Sábado, 20 de Dezembro de 2025
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Banner Vera Cruz Topo
Política Fim das autoescolas

Sindicato das Autoescolas critica fim da obrigatoriedade para tirar CNH: “Um retrocesso”

A medida, estudada pelo Ministério dos Transportes, recebeu aval do presidente Lula nesta quarta para iniciar debates sobre novas formas de baratear o acesso à CNH.

02/10/2025 às 21h30 Atualizada em 03/10/2025 às 10h44
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com MaisPB
Compartilhe:
Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)
Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)

O presidente do Sindicato das Empresas de Centros de Formação de Condutores da Paraíba (Sinfac), Claudionor Fernandes, avaliou como “um retrocesso” a proposta de acabar com a obrigatoriedade de frequentar autoescola para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A declaração foi feita na última quarta-feira (1º) em entrevista ao Programa Hora H, da Rede Mais e Rádio POP FM.

Continua após a publicidade
Banner Energisa Topo

A medida, estudada pelo Ministério dos Transportes, recebeu aval do presidente Lula nesta quarta para iniciar debates sobre novas formas de baratear o acesso à CNH.

“Isso foi uma ideia do ministro [Renan Filho] e não do presidente da República. Eles não têm projeto nenhum, é apenas um projeto político. Nós criamos a frente parlamentar em defesa da formação do condutor e no outro dia tivemos um grande evento em Brasília em defesa do nosso segmento. Não é possível haver um retrocesso desse, num país que já mata mais de 35 mil pessoas por ano [em acidentes de trânsito]”, afirmou Claudionor.

O dirigente ressaltou ainda que a proposta impacta diretamente a economia, considerando a geração de empregos e renda proporcionada pelas autoescolas.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

“No país inteiro são 15 mil empresas e geram 300 mil empregos. A maioria dos centros de formação é formada por pequenas e médias empresas familiares, todas regradas por código e resolução [de trânsito]. E vem o ministro agora fazer propaganda política”, criticou.

Proposta do governo

Segundo o Ministério dos Transportes, a mudança tem como objetivo baratear o custo da CNH. A partir desta quinta-feira (2), o governo vai abrir uma consulta pública que terá duração de 30 dias.

O ministro Renan Filho afirmou que a obrigatoriedade da autoescola “criou um sistema excludente e as pessoas dirigem sem carteira, o que é o pior dos mundos”. Ele comparou a exigência da autoescola à obrigatoriedade de cursinhos particulares para prestar vestibular em universidades públicas, defendendo que a mudança permitirá maior inclusão.

Continua após a publicidade
Banner Vera Cruz

A proposta prevê que as aulas práticas e teóricas possam ser aplicadas por instrutores autônomos, aprovados em prova pelo governo federal, sem a necessidade de frequentar uma autoescola tradicional.

A medida deve ser publicada no Conselho Nacional de Trânsito (Contran) caso seja aprovada após a consulta pública.

Por Patos Online
Com informações do MaisPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 16h01 - Fonte: ClimaTempo
35°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 36°

Dom 37°C 23°C
Seg 35°C 24°C
Ter 36°C 23°C
Qua 37°C 24°C
Qui 37°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras