
Durante sessão na última quinta-feira (2), na Câmara Municipal de Patos, o vereador Rafael Policial destacou a importância de fortalecer a Guarda Civil Municipal (GCM) e cobrou mais investimentos na área de segurança pública por parte do poder executivo.
“Como operador da segurança pública, posso afirmar que o avanço é muito tímido para uma cidade tão expressiva e perigosa como Patos”, afirmou o parlamentar. Ele ressaltou que o município enfrenta altos índices de violência e a presença de facções, o que aumenta os riscos enfrentados pelos guardas municipais.
Rafael defendeu o armamento da GCM, lembrando que a categoria já está incluída no artigo 144 da Constituição Federal como instituição de segurança. Contudo, enfatizou que o principal desafio é o número reduzido de agentes.
“O que mais precisa nesta guarda é efetivo”, disse, citando exemplos de outras cidades paraibanas, como João Pessoa, Campina Grande, Conde e Cabedelo, que contam com guardas municipais estruturadas e valorizadas.
O vereador também chamou atenção para a falta de vigilância em prédios públicos e instituições que prestam serviço à população. Ele mencionou casos de arrombamentos em postos de saúde e até na ONG Adota Patos, que atua em parceria com o município.
“Estive pessoalmente no canil e não encontrei nenhum vigilante. Isso é um absurdo. A guarda poderia suprir essas falhas se houvesse mais pessoal e melhor organização”, destacou.
Rafael lembrou ainda que o atual coordenador da GCM, André, tem buscado melhorias, como a aquisição de armas por meio de convênios, sem custos diretos para o município.
“Essas armas serão doadas e farão parte do acervo do município para uso da guarda”, explicou.
Para o parlamentar, investir em segurança pública é responsabilidade compartilhada entre Estado e município, e Patos precisa avançar para garantir mais proteção à população e melhores condições de trabalho para os agentes da Guarda Civil Municipal.
Denúncia Moradora da zona rural de Patos denuncia demora no abastecimento de água por carro-pipa da prefeitura
Emocionante Pais do Colégio Ágape promovem ação solidária e presenteiam porteiro com moto, em Patos
Falta de água Moradores denunciam falta de água há mais de uma semana no bairro dos Estados, em Patos; Cagepa se pronuncia
Nova cirurgia Jornalista Marcos Oliveira será submetido a novo procedimento cirúrgico em Campina Grande
Carnaval 2026 Prefeitura de Patos e Liga dos Blocos anunciam programação do Carnaval de Patos 2026. Confira!
Desperdício de água Mesmo após notificação ambiental, despejo irregular de água suja continua no Luar de Angelita
Campanha solidária Família de garoto patoense de 12 anos com leucemia pede ajuda para garantir tratamento adequado
VAGAS DE EMPREGO Patos lidera oferta de vagas do Sine-PB em fevereiro com 172 oportunidades de emprego
Carnaval 2026 Programação do Carnaval 2026 de Patos será anunciada nesta segunda-feira, 2 de fevereiro Mín. 22° Máx. 37°