
A Barragem da Farinha, um dos principais mananciais responsáveis pelo abastecimento de água da cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, encontra-se em situação crítica. Segundo dados divulgados nesta terça-feira (7) pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), o reservatório está com apenas 1.355.680 metros cúbicos de água, o que representa 5,27% da sua capacidade total de 25.738.500 m³.
Em contato com o Patos Online, o gerente regional da Cagepa, Jônatas Raulino, confirmou que o manancial já opera em volume morto, o que torna o processo de tratamento da água mais difícil.
“Teoricamente, já estaríamos, pois está abaixo dos 10%. No caso, já é considerado volume morto, porque estamos tendo dificuldade em tratar a água da Farinha devido ao aumento de material orgânico, baixa oxigenação e maior turbidez. Popularmente, é aquele aspecto esverdeado”, explicou.
Questionado sobre até que ponto a água pode continuar sendo captada, o gerente acrescentou:
“Vai depender do nível de qualidade, mas geralmente até 1% a gente ainda estará captando.”
Jônatas Raulino destacou ainda que, devido ao cenário, desde o final do período chuvoso tem sido realizado o racionamento de água da Barragem da Farinha, com o objetivo de preservar o reservatório da Farinha para situações emergenciais.
"Estamos realizando o racionamento da água da Barragem da Farinha desde o término do período chuvoso. Atualmente, captamos apenas o volume complementar necessário, considerando a água proveniente dos sistemas de Coremas, Jatobá e Capoeira. Essa medida tem o objetivo de preservar o reservatório da Farinha para situações emergenciais, como eventuais vazamentos na adutora Coremas–Sabugi.
A Barragem da Farinha é o manancial que abastece Patos que se encontra em condição mais crítica de volume. Por essa razão, estamos restringindo sua captação e ampliando a vazão da adutora Coremas–Sabugi, garantindo o atendimento à demanda da cidade. Vale ressaltar que a evaporação também contribui significativamente para a redução do volume armazenado, especialmente em mananciais como o da Farinha, que possui um espelho d’água extenso."
Além da Barragem da Farinha, os outros mananciais citados e que compõem o sistema de abastecimento da cidade também estão em situação preocupante. O Açude do Jatobá, segundo maior reservatório da cidade Patos, está atualmente com 3.166.050 m³, o equivalente a 18,08% de sua capacidade total de 17.516.000 m³.
Já a Barragem Capoeira, localizada em Santa Terezinha, que também fornece água para Patos, São José do Bonfim e Santa Terezinha, apresenta 4.574.250 m³, ou 8,56% da sua capacidade, aproximando-se igualmente do volume morto.
Com os baixos volumes registrados, Patos deverá depender majoritariamente do sistema adutor Coremas–Sabugi, que transporta água do Complexo Coremas–Mãe d’Água. O conjunto de reservatórios encerrou o mês de setembro com 448.709.840 m³ de água, o que corresponde a 34,80% da capacidade total de 1.289.162.193 m³.
A situação reforça o alerta para o risco de colapso no abastecimento local, com a perspectiva da não ocorrência de chuvas significativas nos próximos meses.
Por Felipe Vilar - Patos Online
SINE PB Sine-PB oferta 1.094 vagas de emprego em 16 municípios paraibanos a partir desta terça-feira (3); Patos tem 104 oportunidades
RESGATE Sete filhotes de cachorro são resgatados pelo Corpo de Bombeiros após caírem em fossa na cidade de Patos
FALTA DE ÁGUA Moradores da Rua Manoel Pereira Filho, no Bivar Olinto, em Patos, relatam quase 15 dias de problemas no abastecimento de água
PEDIDO DE AJUDA Moradora pede ajuda para cães em situação de vulnerabilidade no bairro da Maternidade, em Patos
NOVO ESPAÇO! Grupo PG Prime expande operações no Nordeste e inaugura espaço da GWM em Patos
NOTA DE FALECIMENTO Morre aos 101 anos a aposentada Maria José Lucas dos Santos, em Patos; sepultamento acontece em Santa Terezinha-PB
MÚSICA GOSPEL Louva Sertão 2026 encerra a programação cultural em comemoração aos 123 anos do município de Patos
MOBILIDADE ViaFemini: Jovem de Patos desenvolve plataforma de transporte exclusiva para mulheres e apresenta projeto à população
EM RECUPERAÇÃO Vítima de grave acidente na BR-361, em Patos, Sheyla apresenta evolução, recebe alta da UTI e é transferida para enfermaria ortopédica Mín. 24° Máx. 37°