Sexta, 19 de Dezembro de 2025
Banner Hmais Onco
Banner Vera Cruz Topo
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Gerais Polêmica

Prefeitura paraibana demite enfermeiras após profissionais posarem para foto durante atendimento em aciedente que deixou uma pessoa morta

Caso gerou repercussão; defesa contesta demissão e Coren-PB afirma não ter sido oficialmente notificado

19/12/2025 às 14h00
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com g1 PB
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Duas enfermeiras que atuavam na rede municipal de saúde de Jacaraú, no Litoral Norte da Paraíba, foram desligadas de suas funções após serem fotografadas durante o atendimento a vítimas de um grave acidente de trânsito registrado na terça-feira (16), em uma rodovia próxima ao município.

Continua após a publicidade
Banner Energisa Topo

Segundo informações da diretora da Unidade de Saúde Dara Ribeiro, Simone Teixeira, as profissionais estavam lotadas na unidade e se deslocaram até o local da ocorrência, que envolveu uma colisão entre uma motocicleta e um carro, resultando em uma morte e outra pessoa ferida. Enquanto aguardavam a chegada da Polícia Militar, as enfermeiras teriam posado para uma fotografia.

A Prefeitura de Jacaraú confirmou a demissão das servidoras na quarta-feira (17), um dia após o ocorrido, por meio de nota divulgada nas redes sociais. No comunicado, a gestão municipal afirmou que não concorda com condutas que contrariem princípios éticos, de respeito e de cuidado humanizado no serviço público, justificando assim o desligamento das profissionais.

A defesa das enfermeiras, representada pelo advogado Flauberthy Almeida, afirmou que a imagem não foi divulgada por elas, mas sim por outro servidor da prefeitura, em um grupo de aplicativo de mensagens, sem autorização. Segundo o advogado, o servidor teria informado que a foto seria utilizada apenas para “arquivos internos”.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Ainda de acordo com a defesa, a fotografia não expôs pacientes nem comprometeu o atendimento prestado no local. O advogado também argumenta que as profissionais foram alvo de julgamento e punição pública sem que houvesse a abertura de um processo administrativo, nem a garantia do direito ao contraditório e à ampla defesa. Ele destacou ainda que eventuais infrações éticas seriam de competência exclusiva do Conselho Regional de Enfermagem.

O advogado informou que medidas judiciais já estão sendo adotadas com o objetivo de resguardar os direitos das enfermeiras e esclarecer os fatos, ressaltando que ambas sempre exerceram suas funções com responsabilidade e compromisso com a vida.

Em nota divulgada nesta sexta-feira (19), o Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) informou que não recebeu comunicação oficial sobre o caso. O órgão ressaltou que é necessário apurar se houve falha ou negligência na assistência prestada e que qualquer avaliação exige a instauração de procedimento administrativo. O Coren-PB também destacou a necessidade de verificar se existe, no estatuto do servidor, previsão específica que proíba o ato praticado, acrescentando que, diante das informações disponíveis, a demissão não aparenta ser razoável nem proporcional.

Continua após a publicidade
Banner Vera Cruz

Por Patos Online
Com informações do g1 PB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 15h01 - Fonte: ClimaTempo
35°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 36°

Sáb 36°C 23°C
Dom 37°C 23°C
Seg 33°C 23°C
Ter 35°C 23°C
Qua 37°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras